16 de janeiro de 2013

FILME ALEMÃO GANHA NO BRASIL SUA PRIMEIRA VERSÃO TEATRAL EM TODO O MUNDO - Paulo Virgilio

Rio de Janeiro - Lançado em 2004, o filme Edukators, produção alemã com roteiro e direção do austríaco Hans Weingartner, foi indicado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes daquele ano e se tornou uma obra cinematográfica cultuada, uma espécie de manifesto das novas gerações. Agora, pela primeira vez no mundo, Edukators ganha uma versão teatral, que estreia na próxima sexta-feira (18), às 10h, no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro. O espetáculo faz parte da programação do Ano da Alemanha no Brasil.

Edukators narra a história de três jovens que vivem em Berlim e promovem uma série de ações pacifistas. Eles se autointulam edukators (educadores, em alemão) e acreditam que podem mudar o mundo. Para expressar sua indignação de forma pacífica, invadem mansões para divulgar suas mensagens de protesto, deixando nas casas um bilhete com a frase “seus dias de fartura estão contados”.

“A história é surpreendente, porque fala de jovens que querem fazer uma revolução em pleno século 21”, disse o diretor da peça, João Fonseca. Com o uso de recursos multimídias , a montagem torna o público parte da encenação. Depois do prólogo no café do teatro, os espectadores “invadem” juntamente com os atores a mansão, ou seja, a sala principal do teatro onde a história continua. “É importante propor o novo, mas o foco tem sempre que estar nos atores e no texto, que são a base do meu trabalho”, disse o diretor.

O espetáculo tem dramaturgia de Rafael Gomes, que buscou o equilíbrio entre a liberdade de criação e o respeito ao original. “Foi como escrever uma peça inédita, do zero, mas ao mesmo tempo contemplar elementos já postos de antemão. Havia um caminho a ser percorrido e um filme de sucesso que eu não podia desonrar”, explicou.

No elenco estão os atores Pablo Sanábio, Fabricio Belsoff e Natália Lage. Sanábio comprou os direitos para a montagem no Brasil, o que só conseguiu porque Weingartner ficou empolgado com o projeto e até vem ao Rio para a estreia. Até então, o cineasta não tinha autorizado ninguém a adaptar para o teatro o seu filme.

Além da encenação teatral, o projeto brasileiro terá intervenções urbanas no Rio, a cargo do arquiteto e designer Thomaz Velho. Esculturas de grandes proporções serão distribuídas por espaços públicos como a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Praça Tiradentes e o Largo da Carioca, além da entrada do teatro, interagindo com a cidade.

A temporada de Edukators vai até o dia 31 de março, com apresentações de quinta-feira a domingo, às 20h. Os ingressos custam R$ 20, a inteira, e R$ 10, a meia-entrada para idosos, estudantes, professores da rede pública e portadores de deficiência. O Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 63, no Flamengo, zona sul do Rio.

Extraído do sítio Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.