12 de janeiro de 2013

INSTITUTO DE MUSEUS COMPRA TELA DE PORTINARI SOBRE A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL

Obra ficará exposta no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, a partir de março (Foto: Divulgação/Ibram)

São Paulo – Por R$ 5 milhões, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura, adquiriu o quadro “A Primeira Missa no Brasil”, painel pintado em 1948 por Candido Portinari. A tela foi encomendada para a sede do então banco Boavista, no Rio de Janeiro, em prédio projetado por Oscar Niemeyer em 1946 que hoje abriga o Bradesco. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultura (Inepac), o quadro permaneceu naquele local. Agora, fará parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, onde já está tela homônima de Victor Meirelles, esta de 1860.

“Além de cumprir uma ação de formação de público para a arte em geral, onde os museus representam espaços de difusão e reflexão da memória nacional, o Ibram/MinC entende que a compra da obra vai ao encontro do Plano Nacional Setorial de Museus, que estabelece a preservação, aquisição e democratização de acervos como um dos seus temas transversais”, diz o instituto.

A previsão é de que a tela seja exposta ao público a partir de março. O Ibram planeja uma exposição com os dois quadros sobre a primeira missa, além de estudos realizados pelos artistas durante o processo de criação. A tela pintada por Portinari tem 271 cm x 501 cm e a de Victor Meirelles, que já está exposta no Belas Artes, 268 cm x 356 cm.

Extraído do sítio Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.