9 de janeiro de 2013

LITERATURA: DEZ CITAÇÕES DE DOM QUIXOTE

Conheça as citações mais famosas do famoso Cavaleiro da Figura Triste. O livro, escrito em dois volumes, está disponível para download grátis na Universia Brasil.

Crédito: Shutterstock.com

Cervantes vai além da sátira e usa o livro para fazer diversas críticas sociais em Dom Quixote de La Mancha.

Dom Quixote de La Mancha, originalmente “El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha”, é considerada a obra mais importante da literatura espanhola. Escrita em dois tomos por Miguel de Cervantes nos anos de 1605 e 1615, respectivamente, a obra trabalha com o humor satirizando as novelas de cavalaria da época.

O protagonista que nomeia o livro, já idoso, entrega-se a leitura dessas obras e perde o juízo, acreditando que as aventuras narradas de fato aconteceram. Com isso, Dom Quixote decide tornar-se um cavaleiro andante e parte pelo mundo vivendo o seu próprio romance de cavalaria.

No entanto, Cervantes vai além da sátira e usa o livro para fazer diversas críticas sociais. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, o autor critica de maneira sutil os preceitos que regiam a sociedade.

As longas e reflexivas conversas entre Dom Quixote e Sancho Pança deram lugar a muitos dos ditados utilizados ainda hoje. Confira a seguir 10 frases famosas do livro de Miguel de Cervantes.

1) “Senhor, uma andorinha só não faz verão.”
Parte 1, Capítulo 13.

2) “Embora eu saiba que não exista magia no mundo que possa mover e forçar a vontade - como alguns simplesmente acreditam -, é livre a nossa vontade, e não existe erva nem encanto que a force.” 
Parte 1, Capítulo 22.

3) “Quanto mais eu, que nu nasci, me encontro nu: nem perco e nem ganho.” 
Parte 1, Capítulo 25.

4) “Cada um é filho das suas obras.” 
Parte 1, Capítulo 47.

5) “Não há livro tão ruim – disse o bacharel – que não tenha algo de bom.” 
Parte 2, Capítulo 3.

6) “Cada um é como Deus o fez e ainda pior muitas vezes” 
Parte 2, Capítulo 4.

7) “Esse meu mestre, por mil sinais, foi visto como um lunático, e também eu não fiquei para trás, pois sou mais pateta que ele, já que o sigo e o sirvo, se é verdadeiro o refrão que diz: ‘diga-me com quem anda e te direi quem és’ e o outro de ‘não com quem nasce, mas com quem passa’.” 
Parte 2, Capítulo 10.

8) “A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus. Com ela não podem igualar-se os tesouros que a terra encerra nem que o mar cobre; pela liberdade, assim como pela honra, se pode e deve aventurar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pôde vir aos homens.” 
Parte 2, Capítulo 58.

9) “Entre os pecados maiores que os homens cometem, ainda que alguns digam que é a soberba, eu digo que é a falta de agradecimento.” 
Parte 2, Capítulo 58.

10) “Adverte, Sancho – disse Dom Quixote –, que o amor não mira cumprimentos nem guarda termos de razão em seus discursos, e tem a mesma condição da morte: que assim acomete os grandes palácios dos reis como as humildes cabanas dos pastores, e quanto toma posse de uma alma, o primeiro que faz é tirar o medo e a vergonha.” 
Parte 2, Capítulo 58.

Além dessas, outra série de célebres citações pode ser encontrada na obra de Cervantes. Faça a seguir o download do livro Dom Quixote de La Mancha grátis:



Extraído do sítio Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.