24 de janeiro de 2013

"A MORTE É UMA SACANAGEM, SOU CONTRA", DIZ LUISFERNANDO VERISSIMO EM ENTREVISTA - Giuliana de Toledo

Há pouco mais de um mês de volta à sua casa, em Porto Alegre, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo não se recuperou totalmente do período de 24 dias de internação hospitalar - metade dele na UTI - em função de uma gripe que evoluiu para um quadro de infecção generalizada em novembro de 2012. 

Do hospital, além da mobilidade prejudicada, ele trouxe lembranças de devaneios provocados pela medicação recebida. 

"Tenho quase certeza de que não dancei uma valsa com a enfermeira que me ajudou a sair da cama pela primeira vez", brinca. 

O escritor Luis Fernando Verissimo. Zanone Fraissat/Folhapress

No início deste mês, Verissimo voltou a publicar suas crônicas (nos jornais "O Globo", "O Estado de S. Paulo" e outros pelo país). Faz tratamento intensivo de fisioterapia e espera pelo dia em possa voltar a tocar sax, instrumento que o acompanha desde a adolescência. 

Leia a entrevista que o escritor deu à Folha, por e-mail. 

Folha - Como está sendo o processo de recuperação? O sr. já recuperou a mobilidade ou ainda faz tratamento? 

Luis Fernando Verissimo - Faço fisioterapia quase todos os dias. Já reaprendi a levantar, andar e sentar. Correr na São Silvestre ainda vai levar algum tempo.

Como tem sido sua rotina desde então? 

A maior mudança foi do computador, que trouxeram para a parte de cima. Assim eu não preciso descer a escada para a toca no porão [como chama o escritório no subsolo de sua casa] onde normalmente trabalho. 

Existe algo de que o sr. esteja privado a contragosto depois desse susto? 

As privações são mais decorrentes da diabetes, não têm nada a ver com o ataque viral. Pudim de laranja, nunca mais. 

O sr. já voltou a tocar sax? 

Ainda não peguei o sax, mas acho que o fôlego não vai faltar. Os pulmões estão bem. É só eu conseguir ficar de pé. 

A doença afetou a sua percepção sobre a vida? Em reportagem da Folha de novembro de 2011, o sr. disse que a morte é "uma injustiça". Segue sendo essa a sua visão? 

A morte é uma sacanagem. Sou cada vez mais contra. 

Além dos delírios descritos na primeira crônica após a alta ("Desmoronando"), teve outros durante a internação? Foram sempre angustiantes? 

O problema é que eu não conseguia distinguir alucinação de realidade. Ouvia conspirações à minha volta, meu espírito, ou coisa parecida, andou até em Pelotas, que fica a 200 quilômetros de Porto Alegre, e tenho quase certeza de que não dancei uma valsa com a enfermeira que me ajudou a sair da cama pela primeira vez, na UTI. 

O sr. pretende contar mais sobre esse período de internação nos seus textos? 

Não. Mas, estranhamente, comecei a apelar para reminiscências quando recomecei a escrever. Talvez por uma vontade inconsciente de começar de novo, do passado. 

Sentiu alguma dificuldade especial para voltar a escrever? 

Dificuldade, exatamente, não. Mas não vou dizer que fazer crônica é como andar de bicicleta, a gente não desaprende. A analogia é boba. Nem andar de bicicleta é como andar de bicicleta. Sempre é preciso recuperar o equilíbrio. 

Em dezembro, o seu livro "Jazz" saiu apenas em versão digital pela editora Objetiva. Em 2011, o sr. disse que o livro eletrônico "não é nada do que a gente gosta num livro", porque lhe falta calor humano. O sr. gostou do resultado da publicação? Já adotou a leitura em dispositivos eletrônicos? 

Ainda não aderi ao e-book, se é assim que se chama, e confesso que nem sabia que o "Jazz" eletrônico já tinha sido publicado. Mas não sou um bom exemplo. Ainda não aderi nem ao celular. 

Há previsão de lançamentos para este ano? 

A Objetiva quer republicar "A Mancha" [conto sobre a ditadura militar brasileira], que saiu há algum tempo pela Companhia das Letras com textos sobre o mesmo tema do Moacyr Scliar, do Zuenir Ventura e do [Carlos Heitor] Cony. A ideia é relançar "A Mancha" com mais três ou quatro contos meus. Ainda neste ano. Os contos adicionais são tão inéditos que ainda não foram escritos. Não tratarão do mesmo tema de "A Mancha". Ou tratarão, não sei. Talvez um deles seja uma espécie de paródia do "Lolita" do [Vladimir] Nabokov. Veremos.

Extraído do sítio BOL Entretenimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.