8 de janeiro de 2013

PORTO ALEGRE VAI INAUGURAR PINACOTECA RUBEN BERTA EM 2013

Prédio abrigará coleção de Assis Chateaubriand. Crédito: Ricardo Giusti

Em outubro deste ano, será inaugurada a Pinacoteca Ruben Berta, localizada em uma construção do século XIX na rua Duque de Caxias, 973, no Centro Histórico de Porto Alegre. Depois de um longo período, a coleção criada por Assis Chateaubriand e doada à Prefeitura da Capital ganha uma espaço específico e exclusivo. 

A edificação ainda está em processo intenso de restauração e ainda falta concluir ornamentos da fachada, terminar a escada, colocar elevador e esquadrias. Segundo a coordenadora do projeto Monumenta, Briane Bicca, o orçamento total da recuperação deve chegar aos R$ 2 milhões. Ela diz que o prédio foi adaptado para abrigar um museu, com áreas de exposição e acondicionamento de acervo, para documentação e ação cultural, além de uma cafeteria. 

As obras são viabilizadas por meio do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. A antiga morada residencial possui um estilo eclético, e seus ornamentos prometem chamar atenção do público, pois estão sendo reproduzidos em detalhes por técnicos especializados.

O nome da coleção homenageia o lendário presidente da Varig, que auxiliou Chateaubriand no transporte aéreo de obras de arte. São 125 obras, algumas de artistas em evidência na década de 60, mas também de artistas nascidos e atuantes no século XIX, tais como Almeida Júnior e Eliseu Visconti. Também contempla os modernistas brasileiros das primeiras gerações, projetados pela Bienal de São Paulo, constituindo, assim, um acervo heterogêneo, composto de brasileiros e estrangeiros, com destaque para os britânicos. 

Originalmente, a Pinacoteca funcionava no Morro Santa Teresa, sob a direção de Angelo Guido. Com as mortes de Chateaubriand e Guido, a coleção foi doada à prefeitura e, atualmente, está no Paço dos Açorianos.

Extraído do sítio Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.