25 de janeiro de 2013

PRAÇA PROVÍNCIA DE SHIGA - Emili Nitske Pereira

Praça Província de Shiga é um pedaço do Japão dentro de Porto Alegre (Foto: Felisberto / wikipedia.org)

Localizada entre as Avenidas Cristóvão Colombo e Plínio Brasil Milano, a Praça Província de Shiga é um pedaço do Japão no meio de Porto Alegre.

A praça foi construída em 1983, sendo um presente do governo do Japão para celebrar um convênio de fraternidade de Estados-Irmãos, entre o Rio Grande do Sul e a Província de Shiga. Na entrada da praça há uma placa em granito negro fixada em uma das rochas, onde é possível ler em português e japonês o seguinte texto:

“Praça Shiga. Esta praça foi oferecida ao povo gaúcho pela Província de Shiga-Japão, estado-irmão do Rio Grande do Sul em comemoração ao convênio de fraternidade assinado entre os dois estados. Outubro de 1983.”

A praça, que também é conhecido como Praça Shiga, foi toda projetada pelo arquiteto paisagista japonês Kunie Ito. Com um formato triangular, a praça tem uma área verde de cerca de 3.800 metros quadrados, contado com um pequeno lago, uma cascata e um quiosque. Além disso, há outros elementos típicos da cultura japonesa, como as arvores áceres e as plantas azaléias.

Em novembro de 2010 foi realizada uma recepção artística na praça, com tambores, dança e trajes japoneses. No evento, um grupo musical gaúcho fez uma apresentação com taikos, típicos tambores japoneses, aos cidadãos japoneses e ao então vice-governador da Província de Shiga, Koichoro Yoneda.

A praça é cercada e por isso tem horário para visitação, estando aberta de terça-feira a domingo das 8h às 12h e das 14h às 18h. E apesar de ser uma praça, não é permitida a entrada de cães.

Extraído da página do Facebook CurtoPOA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.