28 de janeiro de 2013

SEIS COISAS ESTRANHAS DA RÚSSIA QUE ATRAEM OS ESTRANGEIROS - Anna Veklich

moscowcards.ru

No vocabulário dos moscovitas há uma palavra nova que passou a estar na moda – expat. O interesse por estrangeiros que vieram à Rússia para estudar ou trabalhar começou a crescer incrivelmente. Os jornalistas escrevem ativamente sobre a vida dessas personagens na capital russa e tentam entender por que razão eles se apaixonam com um país tão paradoxal.

Ouvir o que os outros dizem sobre nós próprios é muito interessante, mesmo quando dizem coisas não muito lisonjeiras. Ora os russos gostam mais de ouvir dos expats os lugares-comuns com que se costuma falar da Rússia. Os moscovitas gostam das danças espanholas, da despreocupação brasileira, dos romances franceses e querem saber o que podem dar em troca. Claro que os nossos ursos estão sempre ao seu serviço, prontos para beber vodka com os convidados, tocar balalaika e oferecer uma matrioshka. Mas não é por isso que os estrangeiros amam a Rússia.

Ser carrancudo é normal

Os estrangeiros chegam à Rússia com um sorriso de admiração, mas tropeçam na incompreensão e frieza dos habitantes locais. Habitualmente os russos, tal como o tempo aqui, são carrancudos. Primeiro, pode aparecer que são fechados e desconfiados. Mas os russos só não gostam de sorrisos artificiais e de sinais de amizade pouco sinceros. Se você vier para a Rússia e se sentir mal, não tente esconder a tristeza, xingue a pessoa que pisou no seu pé no ônibus. Aqui muitos fazem assim. Para quê esconder as emoções?

Dez mil quilômetros de clima severo

Na Rússia há muitos problemas. Os russos apontam dois dos principais – os tolos e as estradas, mas o clima merece ficar no terceiro lugar. Chegar à Rússia em novembro ou abril é uma ideia muito má. Este é o período quando todas as cores vão embora do nosso país, e resta só uma infinita cor cinzenta. Escurece muito rapidamente. A neve se mistura com a chuva e transforma a terra em lama. Mas em outros meses, a Rússia é rica em belas paisagens. Você pode verificar isso viajando pela Ferrovia Transsiberiana – ela vai de Moscou a Vladivostok e tem uma extensão incrível de 9.298 quilômetros. Você verá todos os maiores rios, o lago Baikal, os montes Urais, a taiga, as estepes - tudo que o moscovita comum nunca viu.

Comida, cozinha e conversa

A cozinha na Rússia é um espaço muito especial em qualquer casa. Todas as conversas mais importantes ocorrem lá. O hábito de receber as visitas na cozinha, em um ambiente informal, é uma tradição de longa data, que remonta à era soviética. Os russos gostam de discutir coisas na cozinha e estão prontos a fazê-lo durante muito tempo mesmo que não tenham argumentos. É muito perigoso para um estrangeiro começar a falar sobre literatura russa, especialmente sobre Dostoievski. O interlocutor nunca vai acreditar que você entende o que ele escreveu. Tal como um russo não pode dançar samba bem, um estrangeiro não entende Dostoievski. Se falar sobre a comida, não acredite que alguém lhe irá oferecer borsch como um prato nacional! Este é ucraniano. Peça o schi (sopa de repolho). Ela é menos colorida, mas tipicamente russa e tem um nome engraçado.

Necessidade de atenção

É um fato reconhecido que mulheres russas são lindas. Pelo menos, elas tentam sê-lo. Maquiagem, sapatos de salto alto são a norma diária de muitas mulheres. Os estrangeiros dizem que elas gostam de se ataviar demais. Mas as mulheres russas fazem isso para atrair a atenção dos homens, que geralmente não se preocupam com a aparência, demoram a expressar sua simpatia para uma mulher e não dançam nas festas. Por isso, se os estrangeiros forem alegres e ousados têm grandes vantagens.

Subterrâneos majestosos

O metrô de Moscou é o mais bonito no mundo. Ele é decorado com mármore, bronze, ouro e mosaicos, alguns dos quais foram feitos por famosos artistas durante o cerco de Leningrado em tempos da Segunda Grande Guerra. No metrô, os passageiros geralmente leem, dormem e ouvem música. Não é muito comum dar lugar a alguém, também ninguém oferecerá para segurar a sua mala. Em vez disso, esteja pronto a ouvir uma tirada injuriosa se, inadvertidamente, tocar alguém com ela.

Extremos russos

Ultimamente, os russos tentam ser mais comedidos e tolerantes, mas sem grande sucesso. Eles gostam de extremos, por exemplo, para os russos é mais fácil amar ou odiar do que escolher qualquer posição intermédia. Se um russo começar a acreditar em você, essa confiança se manterá durante longo tempo e você pode usar os recursos de imensa alma dele. Só não faça promessas que não pode cumprir e não se atrase duas horas porque os russos são pontuais e organizados. Como se costuma dizer, do amor ao ódio vai um passo.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.