9 de fevereiro de 2013

BONDE HISTÓRICO NO CENTRO - Emili Nitske Pereira

Antiga parada de bondes no Mercado Público de Porto Alegre

A volta dos bondes, cuja proposta circula pela prefeitura da capital pelos últimos dez anos, começou a tomar forma em 2012, quando foi aberto o edital para realização do estudo de viabilidade técnica e econômico-social. O consórcio vencedor da licitação é formado pelas empresas Quanta Consultoria Ltda. e Água & Solo Estudos e Projetos. 

Em julho, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) da capital assinou a ordem de início do estudo para a viabilidade da implantação do Bonde Histórico no Centro de Porto Alegre como opção de transporte turístico. O documento foi assinado, na sede da SMTUR, pelo titular da pasta, Raul Mendes da Rocha, na presença dos representantes do consórcio vencedor da licitação.

A rota dos novos bondes de Porto Alegre


A ideia, que vem sido estudada, é de que seja criada uma linha de bonde elétrico que passe pelos principais pontos turísticos e culturais do centro da capital, como Mercado Público e Usina do Gasômetro, com um trajeto de pouco mais de 3 km. Nas estações, haverá postos de informações sobre os locais que serão visitados e a história dos bondes como meio de transporte de Porto Alegre.

Segundo a SMTUR, o trajeto iniciará no antigo abrigo dos bondes, “passando pelo largo Glênio Peres em direção à Rua Sete de Setembro até a Praça Brigadeiro Sampaio, seguindo pelas ruas Coronel Portinho e Riachuelo até o terminal localizado na Praça Júlio Mesquita, retornando ao seu ponto de partida pelas ruas General Salustiano, Andradas, Vigário José Inácio e Otávio Rocha”. Para que esse projeto ganhe vida, dois bondes antigos devem ser restaurados para poderem voltar a circular.

A volta dos bondes a Porto Alegre é uma das mais aguardadas obras de revitalização do Centro Histórico. Apesar da comodidade e agilidade que os ônibus trouxeram ao substituí-los, não podemos negar que o charme e a simpatia dos antigos vagões é incomparável.

Extraído do sítio Curto POA

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