1 de fevereiro de 2013

CHICO BUARQUE E LUIZ RUFFATO VENCEM PRÊMIO LITERÁRIO EM CUBA

Vencedores do Prêmio Casa de Las Américas foram anunciados nesta quinta-feira (31), em Havana.


A organização do Prêmio Casa de Las Américas anunciou nesta quinta-feira, dia 31, em Havana, os vencedores de sua 54ª edição. Neste ano, dois escritores brasileiros foram agraciados com a honraria cubana.

O livro Domingos sem Deus, de Luiz Ruffato, foi considerado o melhor livro brasileiro escrito na competição. Leite Derramado, de Chico Buarque, foi o vencedor do Prêmio de Narrativa José María Arguedas, premiação integrada ao Casa de Las Américas criada no ano de 2000.

Para vencer na categoria literatura brasileira, o livro de Ruffato desbancou outros 157 títulos concorrentes. A decisão foi tomada pelo jurado formado por Marcelino Freire, Carola Saavedra e Suzana Vargas, que elegeram Domingos sem Deus por unanimidade.

O falecido escritor Rodrigo de Souza Leão foi agraciado com uma menção honrosa pelo livro Carbono Pautado, assim como Evandro Affonso Ferreira e seu livro O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam.

Criado em 1960, o prêmio cubano recebeu neste ano inscrições de 776 obras. Os títulos dividem-se nas categorias poesia (328), romance (172), ensaio de tema histórico-social (43), literatura testemunhal (55), estudos sobre as culturas originárias da América (20) e literatura brasileira (158). 

* As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Extraído do sítio Revista Brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.