10 de fevereiro de 2013

DIVERSIDADE FOLCLÓRICA MARCA INÍCIO DO CARNAVAL BOLIVIANO DE ORURO


Danças que mostram a riqueza cultural e folclórica da Bolívia se fizeram presentes hoje nesta ocidental cidade para dar início ao carnaval, um espetáculo sem igual em todo mundo. Morenadas, llameradas, diabladas, caporales, kullawadas, doctorcitos, tobas e muitas outras danças dão cor e ritmo à central avenida 6 de agosto da cidade de Oruro, capital do folclore boliviano.

Desde bem cedo começou o desfile dos grupos artístico-danzarios que dão vida e cor a uma festa - metade religiosa e metade pagã- declarada em 2001 como "Obra Mestre do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Mais de 50 fraternidades percorrerão, ao som das bandas, cerca de quatro quilômetros desde a partida, na zona norte da cidade, até chegar aos pés da Virgen do Socavón, para venerar a padroeira do lugar, à quem dedicam desfiles e coreografias.

O carnaval de Oruro não só é um dos mais destacados da Bolívia, senão que tem sido qualificado entre os mais dez importantes do planeta.

As lutas entre o bem e o mau, a presença dos pecados capitais, as dança de origem afroamericana estão muito presentes em uma manifestação de cultura viva e de folclore único, que também honra a Pachamama (Mãe terra).

Desde bem cedo as ruas estão abarrotadas do público desejoso de desfrutar de um festejo no qual participam e se divertem velhos e crianças de toda classe social.

O de Oruro está considerado entre os dez melhores carnavais do mundo, junto ao do Rio de Janeiro (Brasil), Veneza (Itália), Barranquilla (Colômbia), Nova Orleans (Estados Unidos), Nice (França), Notting Hill (Inglaterra), Tenerife, Cádiz e Sitges na Espanha.

O carnaval de Oruro também tem ultrapassado fronteiras, pois em vários países da Europa e da América do Norte os emigrantes bolivianos organizam festas nesta data para mostrar a riqueza cultural de sua pátria.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.