9 de fevereiro de 2013

EXPOSITORES DE 31 PAÍSES PARTICIPAM DA FEIRA DO LIVRO DE CUBA 2013


Mais de 140 expositores de 31 países participam da próxima Feira Internacional do Livro de Cuba 2013, que será aberta no dia 14 de fevereiro com cerca de mil novidades editoriais. Angola, país convidado de honra, participa do evento com uma delegação de 123 intelectuais, escritores, artistas e bailarinos de dança contemporânea e folclórica.

Em uma coletiva de imprensa hoje, o assessor do Ministério de Cultura angolano Luis Jorge Gumbe afirmou que a homenagem é uma grande honra para Angola, graças às relações de irmandade entre as duas nações. Também disse que é uma oportunidade para o intercâmbio entre escritores angolanos e do resto do mundo.

A diretora do Instituto Cubano do Livro, Zuleika Romay, destacou que nesta edição da feira estarão a venda cerca de mil novidades editoriais, com mais de quatro milhões de textos.

O público vai ter a oportunidade de adquirir mais exemplares de literatura científico-técnica, além de reencontrar-se com a obra do romancista uruguaio-cubano Daniel Chavarría, um dos escritores homenageados pela Feira. Entre os livros dele que estarão disponíveis estão El ojo de Cibeles, Viúdas de Sangre, Allá ellos e Joy entre outros títulos, afirmou Romay.

Cerca de 30 narradores estrangeiros, entre eles a historiadora estadunidense Avi Chomsky, a escritora chilena Claudia Apablaza, Prêmio Alba de romance 2012, o teólogo brasileiro Frei Betto e o acadêmico espanhol Juan Madrid participam da Feira.

Considerado um dos encontros culturais mais esperados, e que reúne milhares de pessoas, a Feira comemora neste ano os 160 anos do nascimento do herói da independência e intelectual cubano José Martí (1853-1895).

O Parque Morro-Cabaña, às margens da baía de Havana é a sede anual da Feira que também homenageia o historiador Pedro Pablo Rodríguez, Prêmio Nacional de Ciências Sociais.

Como ocorre há alguns anos, o evento principal é antecedido pela abertura amanhã das livrarias no Pavilhão Cuba, localizado na região do Vedado, um espaço dedicado às crianças e aos jovens.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.