20 de fevereiro de 2013

FEIRA DO LIVRO PARA TODOS - Madaleine Sautié Rodríguez e Amelia Duarte de la Rosa


"DAMOS as boas-vindas aos mais de 700 escritores, profissionais e artistas de 40 países que nos visitam e, particularmente, à delegação oficial de Angola. Vocês farão inesquecível esta 22ª Feira Internacional do Livro de Havana", expressou a presidenta do Instituto Cubano do Livro, Zuleica Romay, ao inaugurar a mais importante festa das letras na Ilha que, durante dez dias, terá a sua sede no Parque Histórico-Militar Morro-Cabaña.

Dedicada à República de Angola e em homenagem ao 160º aniversário natalício de José Martí, esta 22ª Feira do Livro abre seus pavilhões para crianças, jovens e adultos, com mais de cinco milhões de livros. "O esforço produtivo do sistema editorial e da indústria poligráfica cubanas geraram mais de mil novos títulos e 4,15 milhões de exemplares", declarou Romay ao se referir à ampla variedade das ofertas em suporte de papel ou digital.

A gala artística contou com as intervenções do escritor Daniel Chavarría e o historiador Pedro Pablo Rodríguez, personalidades às quais foi dedicada a Feira; Rosa María da Cruz e Silva, ministra da Cultura de Angola; bem como com a participação dos angolanos Dúo Canhoto e Gabriel Tchiema.

Na jornada de inauguração marcaram presença o vice-presidente do Conselho de Ministros e membro do Bureau Político, Miguel Díaz-Canel; o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular e também membro do Bureau Político, Ricardo Alarcón; a primeira-secretária do Partido em Havana, Mercedes López Acea; o chefe do Departamento das Relações Internacionais do Partido Comunista de Cuba e membro do secretariado, José Ramón Balaguer; o ministro da Cultura, Rafael Bernal, assim como familiares dos Cinco Heróis e intelectuais de quarenta países.

Extraído do sítio Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.