17 de fevereiro de 2013

FEIRA INTERNACIONAL DE HAVANA HOMENAGEIA AGOSTINHO NETO

Poeta e nacionalista Agostinho Neto homenageado em Cuba. Angop

O escritor e poeta angolano, Agostinho Neto, foi o homenageado do segundo dia da Feira Internacional do Livro de Havana (Cuba), evento que este ano tem Angola como convidado de honra.

A homenagem consistiu na inauguração de uma galeria de “pintura na poesia e vice-versa. Homenagem a Agostinho Neto”, seguida de um colóquio sobre a vida e obra do personagem.

Os escritores Manuel Rui Monteiro e Roderick Nehone encarregaram-se de animar uma sessão de poesia angolana, ao som e ritmo de música e dança tradicional angolanas.

As sessões tiveram lugar quinta-feira nas Casas de África e da Poesia, na parte velha e histórica da capital cubana, onde também foi homenageado o poeta e prémio Nobel da Paz chileno, Pablo Neruda.

Paralelamente, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, presidiu a abertura, na Fortaleza S. Carlos de la Cabana, sede desta XXII Feira Internacional do Livro de Havana, de uma palestra subordinada ao tema “O Panorama da Literatura Angolana”.

O local foi igualmente o palco de uma exposição conjunta de artes plásticas de artistas cubanos e angolanos. Entre estes pontificaram Jorge Gumbe, Francisco Van-Dúnem (Van), António Tomás Ana “Etona” e João Mabuaca “Mambembe”.

O dia de hoje, (sábado 16) esteve reservado a conferências sobre a vida e obra de Cordeiro da Mata e ao “Movimento Editorial do pós-independência” de Angola, “Memórias de África” e “Introdução ao Estudo da Arte Africana”, bem como actividades músico-culturais com artistas angolanos.

Extraído do sítio Angola Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.