19 de fevereiro de 2013

FONTE TALAVERA DE LA REINA REPRESENTA O MARCO ZERO DA CIDADE


A Fonte Talavera de La Reina também é um monumento da cidade de Porto Alegre. Situada em frente ao Paço Municipal de Porto Alegre (Praça Montevidéo nº 10), representa o marco zero da cidade. Presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. A peça criada pelo artista Juan Ruiz de Luna em 1855, foi fabricada em seu atelier, Artesania Talaverana, em Talavera de la Reina, na Espanha.

A ideia de fazer uma homenagem com um chafariz, do povo espanhol para Porto Alegre, partiu do professor e escultor Fernando Corona. A intenção era ornamentar a cidade com algo que traduzisse o espírito clássico da Espanha. Desenhada por Corona, a obra foi executada pelo mais afamado ceramista talaverano, Juan Ruiz de Luna.

Para trazer o material da Espanha, o embaixador espanhol no Brasil, D. Vicente Salles, conseguiu transporte gratuito. O então presidente Getúlio Vargas concedeu isenção de impostos de importação, enquanto que o governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha, facilitou o transporte das peças pelo interior do estado. O local de construção foi concedido pelo prefeito Alberto Bins.

A peça é coberta por azulejos talaveranos nas cores azul-cobalto e amarelo-ocre, apresenta composições florais e ornamentos em forma de golfinhos e traz a inscrição: "La Colonia Española Al Gloriosso Pueblo Riograndense En Su Centenario FARROUPILHA 1835 - 1935". Em 1979, foi tombado como patrimônio do município. Danificada em 1999 e em 2005, foi reconstruída e devolvida à população em 2008. A fonte também foi "testemunha" de grandes fatos que marcaram o centro da cidade. O chafariz já serviu desde palco para comícios eleitorais, até piscina para indigentes.

Extraído do sítio Porto Alegre Travel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.