7 de fevereiro de 2013

LANÇADA OBRA INTEGRAL DO PADRE ANTONIO VIEIRA - Antonio Loja Neves

Numa edição inédita, a totalidade da obra do jesuíta perseguido pela Inquisição ficará à disposição do público num projeto que prevê 30 volumes.

Reprodução de gravura do Padre Antonio Vieira
Num esforço conjunto da Santa Casa de Misericórdia e a Universidade de Lisboa, o pensamento e a dinâmica interventora do jesuíta António Vieira vão finalmente conhecer uma publicação compilada, em 30 volumes, pela editora Círculo de Leitores.

O aturado trabalho de edição está a ser coordenado pelos historiadores José Eduardo Franco e por Pedro Calafate, à frente de um grupo de mais de 30 especialistas em António Vieira que passaram os últimos cinco anos na tarefa de reanalisar as publicações dadas à estampa ao longo dos tempos, e a vasculhar arquivos em países por onde António Vieira passou.

A este significativo grupo de investigadores juntaram-se cerca de 15 estudantes ainda em período de mestrado e doutoramento que apoiaram nas pesquisas. Dessa atividade resultou a descoberta de documentos ainda desconhecidos, nomeadamente várias cartas guardadas no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e ainda não atribuídas a Vieira.

Os primeiros volumes do projeto serão dados a público nos primeiros dias do próximo mês de abril.

O conjunto da obra agora delineada porá à disposição dos leitores interessados, na forma mais completa até hoje conseguida, um das mais brilhantes pensamentos filosóficos portugueses de sempre, não descurando a importância dos seus escritos para a observação aturada da nossa presença e ação colonial no Brasil, na passagem para o século XVII.

As cartas e os famosos sermões do padre Vieira, a sua aturada e polémica intervenção política, bem como as profecias, são aspetos maiores na importância dos conteúdos que agora serão divulgados de forma entrosada e que colocarão as ideias de Vieira novamente no centro das atenções, como merece.

O projeto prevê uma súmula dos principais textos, a serem editados numa edição internacional abrangendo oito línguas.

Extraído do sítio Expresso.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.