20 de fevereiro de 2013

MULHERES DO TERCEIRO MILÊNIO FALAM EM FESTA CUBANA DO LIVRO


O depoimento de mulheres do terceiro milênio chegará hoje aos leitores cubanos graças ao selo editorial da Prensa Latina, na XXII Feira Internacional do Livro. Precisamente este, Mujeres del tercer milenio (Mulheres do Terceiro Milênio), é o título do texto composto por artigos e entrevista realizadas por jornalistas e correspondentes da agência latino-americana Prensa Latina.

Com apresentação da ex-presidenta chilena Michelle Bachelet, diretora executiva da entidade ONU-Mulheres, este volume reflete a luta pelo pleno reconhecimento dos valores femininos.

O lançamento será no antigo Quartel de Comando do revolucionário argentino-cubano Ernesto Che Guevara na Cabaña, principal sede de um bazar literário com incentivos mais espirituais que comerciais.

Durante a jornada também será apresentado o livro La verdad me nombra (A verdade me nomeia), de Antonio Guerrero, com ilustrações de Gerardo Hernández e prólogo de René González, três dos cinco antiterroristas cubanos presos há mais de uma década nos Estados Unidos.

Este novo volume de poesias, escritos durante a estadia de Guerrero na cela de castigo conhecida como "o buraco", em 1998, foi compilado pelos poetas Aitana Alberti e Alex Pausides.

Além de um painel sobre a pertinência de uma literatura útil e uma conferência sobre as rotas da literatura angolana, sem dúvidas o livro Cuentos del Arañero (Contos de um pássaro silvestre) rouba o show na feira.

Trata-se de uma compilação de diversas histórias contadas durante os programas Aló Presidente pelo mandatário venezuelano Hugo Chávez, e reunidas pelos jornalistas cubanos Jorge Legañoa e Orlando Oramas.

"O livro mostra Chávez tal como ele é: um homem de uma sensibilidade excepcional. Isso explica sua conexão direta e permanente com as pessoas, um fenômeno além da comunicação popular", explicou Oramas à Prensa Latina.

Agregou que Cuentos del Arañero "é Chávez sem intermediários", daí a boa recepção que o livro teve até agora.

Por último, será entregue o Prêmio Pensar a Contracorriente (Pensar Contracorrente), que será outorgado ao texto que melhor aborda os perigos sócio-políticos que acarreta a crise ecológica do capitalismo.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.