8 de fevereiro de 2013

MUSEUS BRASILEIROS QUE COMBINAM ARTE E ARQUITETURA - Gabriela Ramalho


Fizemos uma lista dos 8 museus brasileiros que tem um projeto arquitetônico tão interessante quanto o acervo que abriga. Selecionamos espaços essenciais para você respirar arte e arquitetura por todo o país.

Inhotim, Brumadinho - MG

Localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, Inhotim é o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Idealizado por Bernardo Paz, o local já foi indicado à vários prêmios de arquitetura por sua junção magnífica de arte, arquitetura e paisagismo. Mais de 500 obras são expostas em um Jardim Botânico, com galerias temporárias e permanentes. O acervo inclui obras de artistas nacionais e internacionais, como Adriana Varejão e Matthew Barney.


Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte – MG

Parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Museu de Arte possui um grande acervo de arte contemporânea brasileira, são cerca de 1.600 obras. Entre elas, estão os trabalhos de Guignard, os projetos do artista plástico Oswaldo Goeldi e obras de modernistas como Di Cavalcanti e Ceschiatti. O museu foi projetado por Oscar Niemeyer no começo de sua carreira, com apenas 33 anos de idade. É dito que o prédio retangular, com linhas retas e curvas e uma fachada envidraçada marcou o início do famoso arquiteto.


MAC Niterói, Niterói – RJ

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro, também foi projetado por Oscar Niemeyer e se tornou um dos cartões postais da cidade. No museu, é possível encontrar desde artes abstratas até representativas, todas datadas ao decorrer do século XX. O MAC possui a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil, com um acervo de quase 1.300 obras.


MASP, São Paulo – SP

O MASP, projetado por Lina Bo Bard é considerado uma das instituições culturais brasileiras mais importantes do país com sua arquitetura simples que remete à um contêiner de arte. Fundado em 1947, o museu possui a maior coleção de arte europeia da América Latina, além de obras de arte brasileira, africana e asiática, totalizando aproximadamente 8 mil peças expostas.


Pinacoteca do estado de São Paulo, São Paulo – SP

A Pinacoteca Municipal de São Paulo, projetada por Ramos de Azevedo, também é expoente importante da cultura artística brasileira. Afinal, é no edifício neoclássico que se encontra a primeira coleção pública de arte moderna do Brasil com aproximadamente 3.500 obras, que vão de pinturas a esculturas e obras tridimensionais.


Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre – RS

A Fundação Iberê Camargo, projetada pelo arquiteto português Alvaro Siza Vieira, conserva e expõe a obra completa do pintor gaúcho Iberê Camargo. As sutis ondulações do concreto e as rampas destacadas mostram um avanço na arquitetura contemporânea. O acervo da fundação, de mais de 7 mil obras, consiste em gravuras, desenhos e pinturas realizadas pelo artista, além de cartas e correspondências escritas por ele para a esposa, amigos e outros artistas da época.


Museu Oscar Niemeyer, Curitiba - PR

O complexo de dois prédios é um ótimo exemplo da junção da arte com a arquitetura. Projetado por Niemeyer em 1967, o museu, conhecido como Museu do Olho devido ao design do edifício, tem como foco promover artes visuais, arquitetura e design, e conta com um acervo de 2.500 peças.


Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador – BA

O museu, localizado em Salvador, foi fundado no início da década de 60 e possui espaços de conservação, restauração e museologia, além de salas para exposição, teatro, biblioteca e uma oficina de arte. O próprio prédio já passou por várias restaurações no intuito de manter os artifícios de antiguidade e história do local. No acervo de mais de mil peças, é possível encontrar obras de artistas renomados como Tarsila do Amaral e Portinari.

Extraído do sítio Société Perrier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.