26 de fevereiro de 2013

OBRAS DE CHAGALL ENTRE GUERRAS E PAZ GANHAM MEGA MOSTRA EM PARIS - Leticia Constant

Paisagem Azul, pintura realizada em 1949.

"Chagall, entre guerra e paz". Este é o nome da grande mostra que homenageia o pintor russo Marc Chagall, no Museu de Luxembourg, em Paris. Cerca de cem telas vindas de coleções de museus do mundo inteiro, revelam em ordem cronológica a produção deste pintor sensível, romântico e onírico.

O roteiro da exposição parte da sua terra natal Rússia, em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. Segue o período entre as duas guerras, durante o qual Chagall deixa a Rússia e volta à capital francesa. Em 1937, os nazistas retiram seus quadros das coleções públicas alemãs e, quatro anos mais tarde, ele se exila nos Estados Unidos. Nessa fase, as pinturas que ele faz em homenagem à sua esposa Bella, que morre em 1044, marcam um momento único em sua carreira em que a dor e o amor são sublimados. Finalmente, o período pós-guerra e a volta à França, onde viveu até o fim, fecham o ciclo.

Neste programa, vamos ouvir a curadora Laure Dalon, o visitante americano William Young, apaixonado por Paris e por Chagall, e duas turistas brasileiras que por nada nesse mundo perderiam a oportunidade de admirar as telas do grande mestre.

"Chagall, entre guerra e paz" fica em cartaz de 21 de fevereiro a 21 de julho de 2013.

Marc Chagall na França, onde residiu até morrer em 1985.

Extraído do sítio RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.