8 de fevereiro de 2013

QUADRO "A LIBERDADE DO POVO", DE DELACROIX, É VANDALIZADO NA FRANÇA

Parte inferior do quadro foi rabiscada com caneta preta com a inscrição "AE911".

O quadro “A Liberdade do Povo” (1830), obra do pintor francês Eugene Delacroix, foi danificada por uma mulher em uma filial do Museu do Louvre, em Lens (norte da França) nesta sexta-feira (08/02). Após uma análise preliminar, especialistas do museu afirmam que o quadro não deve ter sofrido danos permanentes.

A mulher rabiscou a parte inferior do quadro com um marcador negro, antes de ser detida por um segurança e outro visitante do museu.

Reprodução - Wikimedia Commons

As razões para o ato de vandalismo ainda são desconhecidas. A única pista é a inscrição “AE911”, que a violadora escreveu sobre o quadro. A imprensa francesa especula que poderia ser uma referência ao grupo “Architects & Engineers for 9/11 Ttuth”, que publica teorias em um site conspiratório sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001. A página organiza uma petição na qual exige que o Congresso inicie uma investigação “verdadeiramente independente” sobre os ataques.

A agressora, de 28 anos, foi presa logo em seguida. No interrogatório, ela não explicou a razão e o significado das letras e números.

"À primeira vista, a inscrição é superficial e poderá ser limpa facilmente", indicaram o museu do Louvre parisiense e sua sucursal em Lens.

"Será que ela agiu sob a influência de algum delírio ou por alguma reivindicação?", questionou o promotor de Bethune, Philippe Peyroux, sobre essa mulher até então desconhecida pela justiça. "Não é o ato de uma pessoa equilibrada", disse o procurador, acrescentando ter pedido que a mulher seja examinada por um psiquiatra. A suspeita, que foi detida por um guarda do museu ajudado por um visitante, ainda está sendo interrogada pela polícia. “Cabe descobrir qual o significado que esta inscrição pode ter para ela", disse o procurador”.

O diretor do departamento de pintura do Louvre, Vincent Pomarède, viajará nesta sexta-feira a Lens para examinar os estragos, e uma restauradora viajou ainda na quinta-feira para fazer uma primeira avaliação, indicou o museu.

O ataque ao quadro ocorreu pouco antes do fechamento do estabelecimento, inaugurado no último mês de dezembro na cidade, e é a mais nova sucursal do grande museu parisiense.

O quadro “A Liberdade Guiando o Povo” trata da Revolução de Julho, de 1830, insurreição popular que durou três dias (27 a 29 de julho), liderada por republicanos e burgueses contra imposições antidemocráticas do rei Carlos X.

Extraído do sítio Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.