6 de fevereiro de 2013

SEIS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS SE UNEM PELO CARNAVAL DE ANTIGAMENTE - Léo Rodrigues

Cada bloco de Tiradentes (MG) devidamente registrado receberá um patrocínio de R$ 1 mil da Prefeitura. (foto: Overmundo/Creative Commons)

Resgatar os elementos do carnaval de antigamente, celebrado em torno das marchinhas e dos blocos de rua. Foi com esse objetivo que o prefeito de Tiradentes (MG), Ralph Justino, propôs a criação da Associação do Carnaval das Cidades Históricas em 2009. A ideia conta hoje com a adesão de outros cinco municípios mineiros: Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Sabará e São João Del-Rei.

Segundo Mariana Cavalcanti, secretária de turismo e cultura de Tiradentes, a iniciativa estava um pouco adormecida, mas ganhou fôlego nesse início de 2013. "Ralph foi reeleito e os novos prefeitos das outras cidades iniciaram o mandato com a disposição de alavancar a Associação. Já estamos com alguns projetos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura, mas ainda não conseguimos fazer a captação dos recursos", explica.

Os frutos desses projetos deverão ser colhidos a partir do carnaval de 2014. Mas há um pacto entre as seis cidades para que os orçamentos municipais destinados à folia deste ano sejam direcionados para estimular os festejos tradicionais.

A medida surge como reposta a uma tendência que vinha se observando em Minas Gerais. Nos últimos anos, o carnaval vinha se descaracterizando em alguns municípios que, seguindo uma lógica comercial, passaram a oferecer uma programação estruturada em torno do trio elétrico e das atrações pagas.

Extraído do sítio Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.