10 de fevereiro de 2013

TIRADENTES REVELA ARTE DE FERNANDO PESSOA

Poeta, filósofo e escritor português. Considerado um dos maiores autores da língua portuguesa e da literatura universal, já teve sua obra reconhecida como um legado ao mundo. Esse é Fernando Pessoa, que viveu no século XX e despertou a fascinação da professora de Português e Literatura, também artista plástica, Lélia Parreira Duarte, que traz a Tiradentes sua exposição, Pintando Fernando Pessoa.

Quadros de Lélia retratam poesias de autoria do escritor português – Foto: Divulgação

Composta por 15 quadros, a mostra ficará no Centro Cultural Yves Alves até o dia 24 deste mês. A ideia da artista é colocar em imagens alguns poemas do escritor. Assim, os curiosos e apaixonados podem apreciar as telas de domingo a quarta-feira, de 9h às 18h; e de quinta à sábado, de 9h às 22h. Porém, nesta semana, entre hoje e dia 13, o horário será diferenciado em virtude do Carnaval. Assim, a exposição funcionará até às 18h nesse período.

A autora dos quadros, Lélia Parreira, que já exerce a prática da pintura há 13 anos, explicou como a obra de Fernando Pessoa se tornou uma paixão por quase toda uma vida e chegou a ser inspiração para seus quadros. “Há aproximadamente 47 anos, quando me mudei para Belo Horizonte para fazer faculdade de Letras, tive contato com a obra de Fernando Pessoa e me fascinei já no início. Ao longo da minha vida fui professora de Literatura Portuguesa em duas instituições e, há 45 anos, venho me especializando na obra deste autor, que a meu ver, é o maior poeta português do século XX. Procuro variar meu trabalho sobre sua obra, buscando sempre novos focos e interpretações, trabalhando o máximo de poemas que consigo. Afinal, é uma obra imensa. Ao longo desse trabalho percebi, cada vez com mais elementos e certeza, denominador es comuns da obra de Pessoa, que são a angústia e a incerteza do homem contemporâneo”, disse. Para a professora, a obra do poeta reflete muito bem as incertezas que os últimos tempos trouxeram consigo, fazendo com que o homem perca seus referenciais e tenha como única certeza a morte.

Segundo Lélia, se analisadas as várias facetas que o poeta expõe, serão encontradas em todas elas a representação da impotência do homem diante da morte, que o consome. Foi a partir disso que a professora se dedicou a pintar quadros, baseados em poemas de Pessoa, “para estimular uma reflexão e, quem sabe, uma conversa sobre essa multiplicidade e incerteza”, comentou.

Lélia ainda explicou como seus quadros chegaram até Tiradentes, dizendo que foi através de visitas para comemorar um aniversário de casamento que conheceu a cidade. “Há alguns anos meu filho se mudou para cá e passei a visitar com mais frequência. Foi por incentivo dele que decidi procurar o Yves Alves e realizar a exposição. A Flávia, gerente, apoiou a proposta e assim a exposição criou vida aqui em Tiradentes”, afirmou. A autora já expôs esses quadros outras duas vezes em Belo Horizonte e participou de um evento em Lisboa, em que declamadores portugueses leram poemas enquanto os quadros foram exibidos através de slides durante a leitura.

Lélia tem, ainda, um livro publicado sobre os quadros que pinta baseados na obra do poeta, e no dia 21, no Centro Cultural Yves Alves, realizará uma palestra onde irá conversar com os interessados sobre poemas de Pessoa, mostrando sua interpretação e explicando a visão do autor.

Extraído do sítio Gazeta de São João del Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.