20 de fevereiro de 2013

YOKO ONO COMPLETA 80 ANOS E GANHA RETROSPECTIVA E BIOGRAFIA

Era o ano de 1966 quando John Lennon resolveu ir a uma exposição em Londres de uma artista plástica muito comentada na época. Ele viu uma escada que chegava ao teto, subiu e, com uma lupa, leu uma pequena mensagem que dizia apenas "sim". "Foi um grande alívio que não estivesse escrito "não" ou "foda-se" ou algo assim. Eu fiquei muito impressionado", contou o músico em sua famosa entrevista para a revista Rolling Stone em 1970. Foi, artisticamente, amor à primeira vista.

A autora da obra era Yoko Ono, uma japonesa de famlília milionária que havia crescido em meio à cultura ocidental. Com uma obra experimental que compreendia filmes, desenhos, instalações e música, ela tinha como inspiração tanto artistas como Max Ernst e Marcel Duchamp como a pop art e as experiências sonoras de John Cage. Yoko já era um nome de destaque dentro da cena artística de Nova York. Imediatamente os dois se separaram de seus cônjuges e começaram um intenso romance que se transformaria em casamento em 1969 e que revolucionou toda uma época.

Yoko, casada com John Lennon, é de uma família de japoneses milionários
Com o tempo, Yoko acabou se transformando em uma figura odiada pelos fãs, que a viam como a culpada pela perda de interesse de John pela banda, levando-a ao fim definitivo. Muitos a consideram até hoje a grande vilã da história dos Beatles. Vilã ou não, o fato é que ela teve papel de extrema importância na história dos Beatles, do rock e até do século 20.

No ano em que completa 80 anos, Yoko Ono ganha uma retrospectiva no museu Schirn Kunsthalle, em Frankfurt, na Alemanha. A exposição tem como objetivo mostrar a artista que existe além da excêntrica mulher de John Lennon, aquela que incomodava os outros integrantes dos Beatles dando opiniões nas sessões de gravação. A mostra apresenta Yoko como "uma das artistas mais influentes das últimas décadas" e expõe 200 obras, que vão desde as suas primeiras instalações e performances, do início dos anos 60, até os seus filmes experimentais.

A complexa figura de Yoko também está sendo retratada no livro Yoko Ono: Collector of Skies,de Nell Beram e Carolyn Boriss-Krimsky. A biografia explora a vida e a arte de Yoko, desde a infância até o desenvolvimento como artista.

Yoko Ono nasceu em 1933 em Tóquio em uma família aristocrática . Seu pai, um banqueiro, trabalhava nos Estados Unidos quando ela nasceu. Quando ela tinha dois anos, toda a família foi morar nos Estados Unidos. Depois de um tempo, voltaram ao Japão. Na época, Yoko já falava inglês e entendia de pintura e música clássica. Sua personalidade liberal acabou chamando a atenção e e ela passou a sofrer bullying na escola. Então veio a Segunfa Guerra Mundial e a família passou por dificuldades.

Foi esse comportamento introvertido que marcou a obra de Yoko Ono. Aos 20 anos, ela foi a primeira mulher a estudar filosofia no Japão. Nesse mesmo ano, chegou a Nova York, onde florescia a pop art. Foi lá que ela começou a se destacar como artista. Depois viriam os anos 60, Londres, Lennon e, claro, a fama de vilã que a persegue até hoje.

Extraído do sítio Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.