1 de março de 2013

CONCLAVES ACONTECEM NA CAPELA SISTINA DESDE 1492 - Allan Walbert

O Juízo Final, pintura feita por Michelangelo na Capela Sistina (GianniG46/Wikimedia Commons)

Localizada nas dependências do Vaticano, a Capela Sistina é o espaço onde os cardeais reúnem-se para escolher um novo papa. O local recebe os conclaves da Igreja Católica desde 1492, sem interrupções. A expectativa é que o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI tenha início antes de 15 de março.


A Capela Sistina tem esse nome em homenagem a Sisto IV, que foi papa entre 1471 e 1484 e restaurou a então Capela Magna contratando os pintores Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio. Além de pinturas sobre a vida de Moisés e de Cristo. retratos dos antigos papas também foram feitos nesta primeira restauração. O projeto arquitetônico, de Baccio Pontelli, fez da Capela Sistina um edifício com descrições similares ao Templo de Salomão, do Antigo Testamento bíblico.


Entre 1508 e 1512, o papa Júlio II chamou Michelangelo para contribuir com a decoração do espaço. O artista pintou o teto da Capela com representações do primeiro livro da Bíblica, Gênesis. São retratados episódios como as criações Divinas, o Pecado Original e o Dilúvio. Já na parede do altar, Michelangelo pintou o episódio do Apocalipse conhecido como Juízo Final.


De acordo com estimativas do Vaticano, a Capela Sistina atrai até 30 mil visitantes por dia.



Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.