3 de março de 2013

EDITORAS COMEÇAM PREPARATIVOS PARA FRANKFURT - Iona Teixeira Stevens


A Feira de Frankfurt é apenas em outubro, mas a Câmara Brasileira do Livro, APEX Brasil e projeto Brazilian Publishers já começaram os preparativos. Afinal, o objetivo de todos é levar o maior número possível de editoras para representar o Brasil esse ano. A CBL e Brazilian Publishers reuniram hoje de manhã editores para apresentar a metodologia da capacitação das editoras, cuja programação começa com um mapeamento das editoras interessadas e terá workshops nacionais e um workshop internacional sobre direitos autorais.

Se depender da lotação do auditório da CBL hoje de manhã, o país comparecerá em peso. Até agora 52 editoras já demonstraram interesse – normalmente, entre 30 e 40 editoras brasileiras vão à feira todo ano. Graças às homenagens da Feira ao país, o estande brasileiro tradicional terá 700 metros quadrados e um pavilhão inteiro será dedicado ao país (as editoras devem adquirir o espaço no pavilhão do homenageado diretamente, via CBL). A Liga das Editoras Independentes, Libre, planeja também ter um representante presente na feira para editoras que não conseguirem comparecer e que desejam enviar livros.

Financiamento - A remessa dos livros das editoras (que participam da capacitação) por via marítima será custeada pela CBL, porém, após o prazo (em julho), a remessa aérea fica por conta da editora. Já o espaço das editoras no estande – as prateleiras onde os livros ficarão expostos e ajudantes do estande – fica a cargo da Biblioteca Nacional. As passagens e hospedagem fica por conta dos participantes.

Ricardo Costa, representando a Feira de Frankfurt, apresentou ainda sugestões de espaços na feira, além do estande brasileiro e pavilhão do homenageado, como o Children’s book and media, espaço separado para editoras de livros infantis, independente do país, onde poderia haver um estande coletivo; o Comics Collective Stand; Gourmet Gallery etc. que comportam não apenas exposição de livros como eventos e mesas com autores.

Há muito a ser feito ainda, desde estratégia de conteúdo enviado a detalhes como “tempo de locomoção entre um hall e outro” para marcação de reuniões. Editoras interessadas em participar da feira e do programa do Brazilian Publishers devem preencher formulário no site da CBL até o dia 29 de março.

Extraído do sítio Publish News

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