2 de março de 2013

HISTÓRIA DA RÚSSIA NA OBRA PICTÓRICA DE IVAN E DMITRI KOVALENKO - Armen Apressian

Enviados de Ermak. Sibéria conquistada presenta as suas riquezas ao tsar Ivan IV, o Terrível (1581) 

A pintura histórica, um gênero assaz popular em tempos de outrora, nas últimas décadas não vêm encorajando muitos artistas russos a dedicarem seu pincel à narrativa dos feitos do passado. O trabalho sobre um quadro histórico exige muito tempo e esforço e, para além de mestria, requer amplos conhecimentos em várias áreas.


Não obstante, hoje em dia uma galeria de Moscou mostra fragmentos da história russa pictoricamente reconstruídos por Ivan e Dmitri Kovalenko.

"Ressuscitar o passado, retratá-lo com todo o rigor e a explicitude da realidade é um dom que poucos possuem", escreveu o célebre crítico e historiador da arte russo Alexander Benois no início do século XX.

Ivan e Dmitri Kovalenko souberam fazer tal ressuscitação com êxito. Suas obras não são simples ilustrações das páginas históricas do Estado russo: os artistas conseguiram registrar ao pé da letra o dia-a-dia de antepassados e os acontecimentos decisivos para os destinos do país.

"É uma interpretação bastante incomum da história russa que vemos nas obras dos artistas pai e filho Kovalenko. Eles escolheram 26 temas absolutamente diferentes, de batismo da Rússia a abdicação de Nicolau II, e recriaram-nos em aquarelas de grande formato", comentou à Voz da Rússia a curadora da exposição, Anastasia Shishkina.

A realização do projeto levou mais de dez anos. Como resultado apareceram quadros que, ao representarem eventos históricos, se distinguem por atenção aos pormenores e nuances, excepcional exatidão, reprodução esmerada e detalhada de decorações interiores e roupas, de todo o ambiente das respectivas épocas. Graças a esse enfoque, os autores alcançaram representar as cenas de gênero com admirável fidedignidade. Para Anastasia Shishkina, "para além de tudo o máis, é um brilhante estudo da história do traje russo. Ao trabalharem sobre quadros, os artistas iam visitando museus regionais e bibliotecas. A par de pinturas de gênero, a exposição apresenta desenhos da indumentária, tanto militar quanto civil".

A exposição veio a ser muito interessante e educativa, podendo ajudar no estudo da história russa. Para além de quadros de gênero, na mostra es exibem também as folhas das séries auxiliares: "Indumentária popular e civil russa" de autoria de Dmitri Kovalenko e "Farda militar russa" de Ivan Kovalenko. São de interesse particular os desenhos cuidadosamente executados de armamentos de guerreiros russos: diversas armaduras, armas brancas e de fogo.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.