29 de março de 2013

LITERATURA GAÚCHA GANHA DUAS NOVAS OBRAS DE SIMÕES LOPES

Foto: Rafa Marin
Um marco histórico na literatura pelotense. “Artinha de Leitura” e “Terra Gaúcha”, obras inéditas do autor João Simões Lopes Neto, foram lançadas em cerimônia realizada na noite de 22 deste mês, no Instituto que carrega o nome do autor e foi cenário para a criação das obras literárias. 

O resgate do material, guardado há quase 100 anos, só foi possível após a doação do material histórico feita pela viúva do autor Francisca Paula Meireles Leite, ao jurista pelotense Mozart Victor Russomano. A edição e a publicação só foram concretizadas depois que o geógrafo Fausto Domingues adquiriu os manuscritos e contou com a parceria do professor de Literatura Luís Augusto Fischer, para editar o material. “O processo de edição começou há dois anos, eram duas obras que todos sabiam que existiam, mas que ninguém tinha acesso. Elas são uma aproximação do universo gauchesco, é um trabalho que justifica uma vida inteira”, ressaltou Fischer.

As obras “simoneanas”, apresentadas em 275 páginas no primeiro volume e 200 páginas na cartilha, são destinadas ao público infantil e para a alfabetização. 

Para a vice-prefeita Paula Mascarenhas, é um presente à cultura gaúcha e um resgate para a população de Pelotas, que não tinha acesso a um trabalho inédito de Simões Lopes há mais de 60 anos. “Que bom que eles caíram nas mãos do Fausto”, salientou Paula ao se referir aos manuscritos das obras.

Ao longo da cerimônia o músico e escritor pelotense Vitor Ramil interpretou alguns trechos das obras ali lançadas.

Também prestigiaram o evento a secretária de Cultura Beatriz Araújo, o procurador Geral do Município Carlos Francisco Diniz e o diretor do Banrisul Guilherme Cassel.

Extraído do sítio Prefeitura de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.