13 de março de 2013

LOUVRE ABRE SUAS PORTAS À PINTURA BARROCA MEXICANA


México no Louvre é o título de uma exposição de pintura e escultura dos séculos XVII e XVIII que pela primeira vez se apresenta ao público francês no museu parisiense, o mais visitado do mundo. Uma estátua de madeira de San Felipe de Jesús, pertencente à Catedral Metropolitana de México, abre a mostra de obras procedentes em sua maioria da igreja de Santo Domingo, do Distrito Federal e da cidade de Puebla.

O objetivo é apresentar uma compilação do melhor da arte mexicana desses séculos, desconhecido aqui, disse Guillaume Kientz, um dos curadores da exibição.

Em declarações à Prensa Latina, destacou Kientz a importância da inclusão destas peças junto com as coleções permanentes do Louvre, que a cada ano recebe ao redor de nove milhões de visitantes.

Dentro dos óleos que se podem apreciar figuram "A lactação de Santo Domingo" e outras telas de Cristóbal Villalpando, um dos pintores mexicanos mais destacados de finais do século XVII.

"A obra de Villalpando tem uma forte presença nesta mostra, bem como a de José Suárez, que é de uma geração um pouco anterior e é um pintor com um estilo muito pessoal", declarou, por sua vez, Jonathan Brown, curador da exposição.

Ainda que a arte mexicana da época do barroco tenha sido influenciada pela cultura flamenca, sevilhana, e inclusive italiana, tem sua identidade própria, concordaram em destacar os organizadores da mostra, que permanecerá aberta até junho próximo.

Cándida González, diretora de Fomento Cultural do Banco Nacional de México, explicou que os quadros expostos aqui foram selecionados entre mais de 100 obras.

Teríamos gostado uma coleção mais ampla, mas acho que estas peças dão uma ideia dos momentos mais importantes da segunda metade do século XVII e da primeira e segunda do XVIII, agregou.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.