19 de março de 2013

MUNDO DO VINHO GARANTE SUA SOBREVIVÊNCIA COM QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

Setor vitivinícola diz que produtor já está convencido que respeito pelo meio ambiente e pelas exigências do consumidor.


O setor vitivinícola, que experimentou em 2011 uma queda do consumo em alguns de seus principais países produtores, assumiu que sua sobrevivência está ligada a uma aposta pela qualidade e por métodos sustentáveis, explicou nesta segunda-feira à Agência Efe a presidente da OIV, Claudia Inés Quini.

Em um encontro na sede da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) em Paris, Claudia ressaltou que "o produtor está totalmente convencido de que apesar de ser preciso abrir novos caminhos, a direção é única: o respeito pelo meio ambiente e, acima de todas as coisas, pelas exigências do consumidor".

A argentina, escolhida para a liderança desse organismo em junho de 2012, destacou que o setor entende que a abertura de novas vias de comercialização deve ser feita "através de mecanismos sustentáveis, tanto do ponto de vista meio ambiental como da otimização dos recursos humanos e econômicos".

Essa conscientização, em sua opinião, vai acompanhada de maiores custos na produção dos primeiros produtos, que com o tempo deveriam conseguir diminuir para ficar mais atrativos.

Países como França, Itália e Espanha, mas também Alemanha, África do Sul, Chile e Argentina, já estão se orientando rumo a essa via, cuja expansão faz com que "seguramente" se tenham que revisar a legislação e os padrões.

A representante da organização intergovernamental, composta por 44 Estados-membros, afirmou que essa renovação não evita que a tendência do consumo se mantenha por enquanto em baixa, por mais otimistas que sejam as previsões futuras.

Em 2011, último ano do qual se têm dados estatísticos, teve uma progressão de 0,7% em nível mundial graças à demanda da China, Estados Unidos e França, mas o Velho Continente, com a notável exceção desse último país, sofreu os cortes mais significativos.

Extraído do sítio Jornal NH

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