29 de março de 2013

RELÓGIO BIOLÓGICO DO SONO SOFRE ALTERAÇÕES COM A IDADE - Kryill Belan

Se nosso relógio biológico funciona corretamente, os níveis de melatonina que regulam o sono aumentam durante a noite.

Aos 45 anos, o olho humano absorve apenas 50% do espectro azul da luz, necessário aos ritmos circadianos (Helena Inkerri/Getty Images)

Nosso corpo é parte do universo. Portanto, é perfeitamente natural que também acompanhe as mudanças das estações do ano, do dia e da noite. Para manter esse ritmo, o corpo tem um relógio biológico e, idealmente, o funcionamento de todos os órgãos e sistemas deve ajustar-se perfeitamente a esse ritmo.

De acordo com os conceitos modernos, os ciclos diurnos das células são um sistema ajustado com precisão e controlado por numerosas reações hormonais e bioquímicas.

Um dos componentes-chave deste processo é a melatonina (o hormônio do sono). Se nosso relógio biológico funciona corretamente, os níveis de melatonina aumentam à noite, proporcionando um sono reparador.

Durante o dia, diminui a produção de melatonina, por isso, nesse período, nos sentimos cheios de energia e prontos para mover montanhas. Mas se o nível de melatonina é alterado, muitos processos se tornam caóticos, inclusive o ciclo de sono-vigília.

O aumento ou diminuição da melatonina é regulado pela quantidade de luz que nossos olhos captam e transmitem à glândula pineal (epífise). Nos últimos anos, os cientistas descobriram um grupo de células na retina que são ativadas pela luz e transmitidas ao hipotálamo, que por sua vez, é responsável por controlar o ritmo cardíaco. Em outras palavras, a quantidade de luz que entra pela retina define o nosso relógio biológico.

O jornal New York Times descreveu num artigo que alterações na retina devido à idade podem perturbar os ritmos circadianos. Assim, os problemas de visão dos idosos podem causar muitas doenças crônicas e condições associadas ao envelhecimento.

À medida que envelhecemos, a lente dos olhos adquire tons amarelos e passa menos luz por eles. Em geral, nossos olhos captam menos luz, especialmente a parte azul do espectro.

Os olhos de uma criança de dez anos podem absorver dez vezes mais luz azul do que os olhos de um homem de 95 anos. Aos 45, o olho humano absorve apenas 50% do espectro azul de luz, necessário aos ritmos circadianos.

Portanto, o estado de nossos olhos afeta o funcionamento de nosso relógio biológico. É óbvio que o processo de envelhecimento é inevitável, todavia, existem outros fatores que também influem para que os ritmos circadianos do corpo não se desviem do tempo solar.

Por exemplo: diminuir a exposição à luz durante a noite, ir para a cama na hora certa, desligar a TV, computador ou celular – a luz emitida por esses equipamentos pode desregular nosso relógio biológico e consequentemente perturbar o sono.

Se você é médico, policial, piloto ou trabalha em turnos noturnos, você corre mais riscos de perturbar seus ritmos circadianos. Portanto, o melhor é evitar trabalhar à noite. Viajar para regiões com fusos horários diferentes também pode levar à insônia e causar problemas de saúde.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.