13 de março de 2013

UNIVERSIDADE DE CONSTANÇA É UMA DAS MAIS MODERNAS DA ALEMANHA - Gaby Reucher e Elena Singer


O coração da universidade de mais de 10.600 alunos é a biblioteca, que fica aberta 24 horas por dia. Ela fica no centro do campus e é uma das bibliotecas mais bem equipadas do país.

Os professores da Universidade de Constança ironicamente chamam a instituição de "pequena Harvard à beira do lago de Constança". No entanto, a universidade não dispõe dos mesmos recursos milionários e o renome de Harvard. Desde 2006, a Universidade de Constança faz parte do seleto grupo das chamadas universidades de excelência da Alemanha. E a instituição recebeu o título de universidade de excelência pela segunda vez em 2012.

Os professores e pesquisadores de Constança têm também outro motivo para se orgulhar do pequeno campus da universidade. Ele está localizado entre uma montanha, uma floresta e o campo. Além disso, sua arquitetura da década de 1960 o faz parecer um colorido parque de diversões.

A pesquisa também pode ser divertida
Quando foi fundada em 1966 por um grupo de professores visionários, eles pretendiam que a "universidade da reforma" fosse moderna. Não somente os conceitos de pesquisa deveriam ser inovadores e mais abertos do que nas universidades tradicionais, mas também os seus prédios deveriam refletir o novo conceito.

As aulas são em grupos pequenos de alunos, portas abertas e professores dispostos a ouvir os estudantes. Além disso, o campus é o ponto de encontro de todos os cursos.

O recurso financeiro que a instituição recebeu pelo seu título provocou algumas mudanças: foram criados novos colóquios, mais vagas para doutorandos e muitas novas vagas para estudantes como assistentes de pesquisa.

Cultura da criatividade

Com o conceito futuro "Modelo Constança – para uma cultura da criatividade", a instituição garantiu o título de excelência em 2006. Nesse mesmo ano foi criado o cluster de excelência Fundamentos Culturais da Integração, e no ano seguinte o curso de pós-graduação Biologia Química.

Pode-se estudar com vista para o lago Constança
No cluster de excelência Fundamentos Culturais da Integração, pesquisadores das ciências humanas e sociais investigam a fundo o tema integração na sociedade. Biólogos, químicos e técnicos em informática pesquisam no curso de pós-graduação interdisciplinar Biologia Química como processos fisiológicos são conduzidos em nível molecular.

Em 2012, o júri da iniciativa de excelência também aprovou mais outro projeto da universidade: a Escola de Pós-Graduação de Ciências da Decisão. Aqui, cientistas políticos, psicólogos, sociólogos e economistas estudam como decisões individuais influenciam processos coletivos, e, dessa maneira, também a política e a economia.

Ajustar as condições de trabalho e de aprendizado às necessidades individuais de estudantes e doutorandos também faz parte do conceito futuro da universidade. Assim, ela pretende incentivar pesquisas criativas de ponta. Nesse quesito, é importante para a instituição fortalecer o trabalho da nova geração de líderes de grupos de pesquisa com visitantes do país e do exterior.

A biblioteca é o coração

A biblioteca é o coração da universidade e fica aberta 24 horas
O coração da Universidade de Constança é a biblioteca. Ela fica no centro do campus e é uma das bibliotecas melhor equipadas do país. Aqui, tudo se orienta para facilitar o trabalho do aluno. Em vez de solicitarem livros pela internet, os estudantes podem simplesmente ir até a estante e consultá-los diretamente.

Além disso, a biblioteca fica aberta 24 horas. E quem prefere estudar em casa, só precisa se inscrever num cadastro online para ter acesso, do próprio computador, a todos os catálogos, revistas científicas e bancos de dados.

Por causa desse serviço, a biblioteca da Universidade de Constança foi eleita "a melhor biblioteca do ano" em 2010. O título é concedido pela Associação de Bibliotecas Alemãs e outras instituições.

No período de provas, a biblioteca não é o único local para estudar. A universidade toda se torna então "lugar para estar." Em qualquer lugar do campus, é possível se ajeitar confortavelmente e aproveitar a vista ao lago Constança.

O pátio interno do campus é considerado a extensão de uma sala de aula. Aqui, os estudantes conversam sobre seus trabalhos tomando café ou chá, ou, apenas fofocam sobre as novidades da universidade.

Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.