11 de abril de 2013

ADRIANA CALCANHOTTO PREPARA O REGRESSO A PORTUGAL

Cantautora brasileira inicia na sexta-feira uma série de dez concertos no nosso país.

Adriana Calcanhotto ao vivo no CCB (foto: Rui M. Leal)

A cantora brasileira Adriana Calcanhotto inicia, na sexta-feira 12, uma série de dez concertos em Portugal, somente acompanhada de violão, reencontrando-se com o público português que conheceu em 2000, quando se estreou em Lisboa, escreve a agência Lusa.

É na capital, na Culturgest, que a artista inicia a digressão, seguindo para Torres Novas, no sábado, e retornando a Lisboa, no domingo.

Depois, o périplo segue, na próxima semana, pelo Porto, Leiria, Castelo Branco e Torres Vedras.

A 24 de abril, ruma aos Açores, para dois concertos em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, terminando a digressão no dia 27, na Guarda.

Apesar de ter lançado recentemente o terceiro álbum com o alterego Adriana Partimpim, vocacionado para crianças, Adriana Calcanhotto não deverá incluir esse repertório nesta digressão.

O mais recente de Calcanhotto, «O Micróbio do Samba», data já de 2011 e já tinha sido tocado ao vivo em Portugal, quando foi lançado.

Na nova digressão a cantora deverá revisitar toda a carreira, apenas para voz e violão, 13 anos depois de ter tocado pela primeira vez em Portugal, precisamente na Culturgest.

«Nunca vou esquecer do meu primeiro concerto em Lisboa, sozinha com minha guitarra e uma audiência mágica, em outubro de 2000. Na primeira noite caí de amores pela cidade, e por Portugal, dentro dela. Naquela noite fiz amigos queridos e é tudo nítido e intocado na minha memória, em geral bem turva», recorda a cantora, num texto escrito para a Culturgest.

Nascida em Porto Alegre, em 1965, Adriana Calcanhotto editou álbuns como «Enguiço» (1990), «A Fábrica do Poema» (1994), «Marítimo» (1998), «Cantada» (2002) e «Maré» (2008), que são exemplos da renovada música popular brasileira, reinventou-se para o público infantil com o alterego Adriana Partimpim, responsável por três trabalhos discográficos, e editou também um livro para crianças.

Adriana Calcanhotto já musicou poesia portuguesa (Mário de Sá Carneiro, por exemplo), colaborou com artistas portugueses (António Chaínho) e em 2008 editou o livro «Saga Lusa - O Relato de uma Viagem», no qual conta, na primeira pessoa, o surto psicótico sofrido durante a promoção do álbum «Maré», em Portugal, por causa de uma gripe.

Extraído do sítio TVi24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.