18 de abril de 2013

BRASÍLIA VAI TER MUSEU DA CULTURA NEGRA, DIZ MINISTRA DA CULTURA - Lourenço Canuto

A ministra da Cultura, Marta Suplicy (Elza Fiúza/ABr)
Brasília – O Ministério da Cultura vai se empenhar para a instalação de um museu, na capital federal, destinado a registrar a história e o legado deixado pelos negros na formação da população brasileira. "A capital da República tem o dever de registrar a influência da cultura negra em um país que tem 53% de sua população composta de afrodescendentes", disse hoje (17) a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Ela ressaltou que vai "trabalhar pessoalmente" para que o projeto seja efetivado.

De acordo com a ministra, já existe um terreno para a construção do museu. Ele foi doado pelo então governador do Distrito Federal, Cristovão Buarque, mas "ficou esquecido durante muitos anos, tendo o governador Agnelo Queiroz firmado a redestinação". O terreno, segundo ela, está localizado em uma área nobre de Brasília, no Lago Sul.

Marta lembrou que foi durante a sua gestão na prefeitura de São Paulo que foi instalado na cidade um museu com o mesmo objetivo. Ele fica em uma área nobre da capital paulista, o bairro do Ibirapuera. "Foi escolhido o prédio mais bonito do lugar, a sede antiga da prefeitura", disse.

Segundo a ministra, grande parte do acervo do Museu Afro de São Paulo foi doada pelo colegionador Emanuel Araújo que fez um pedido especial à então prefeita Marta Suplicy: "Prefeita, não vá instalar o museu em um porão". Segundo ela, a resposta foi construir o museu em um lugar bonito. “É o que vai ocorrer também em Brasília", ressaltou a ministra da Cultura.

A ministra lembrou que dos 10 milhões de negros que foram retirados da África para trabalhar como escravos, 5 milhões vieram para o Brasil, e só entre 1700 e 1800 desembarcaram por aqui 2,5 milhões de negros. De acordo com Marta Suplicy, a ideia de montar o Museu Afro de Brasilia começou com a visita que fez à à Fundação Palmares, onde existe uma maquete do prédio.

"Toda a história tem que ser mostrada no museu da capital federal. Não deve ser somente o museu da dor, mas que conte a história da vinda dos negros, do que ocorreu nas lavouras, o processo da abolição, o resgate da autoestima desse povo que construiu o Brasil, pois a identidade brasileira é negra, na gastronomia, na música, nas danças e também na religião", disse.

Para a ministra da Cultura, o mais difícil para a instalação não é colocar peças à mostra, mas prover o museu de recursos tecnológicos para recuperar a história dos negros no Brasil. Segundo ela, nos Estados Unidos a população negra é composta por 13% dos americanos. No entanto, o país está construindo "um museu gigantesco, em frente ao Pentágono, em Washington, com investimento de US$ 500 milhões", destinado a registrar a história dos negros nos EUA.

Marta Suplicy esteve hoje na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, onde fez uma exposição das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Cultura.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.