16 de abril de 2013

CRIMINALISTA BAIANO LANÇA LIVRO SOBRE AS IDEIAS PENAIS NA OBRA DE JORGE AMADO


Personagens lendários de romances e contos foram revistos na ótica de um dos principais criminalistas do país, Sérgio Habib, que para publicar sua obra, releu 25 livros do escritor Jorge Amado. O resultado desta releitura, que durou quatro anos, será apresentado ao público dia 19 de abril, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, no evento de lançamento do livro Ideias Penais na Obra de Jorge Amado - Um novo olhar sobre o universo amadiano.

“Como todo bom baiano, sou fã da vasta obra de Jorge Amado, sempre enxerguei seus personagens com outra ótica. A releitura foi prazerosa”, define o autor, que já tem seis títulos jurídicos e um romance já publicados.

O autor e o escritor partilham da crença de que ninguém é totalmente mau, nem totalmente bom.

“Achei fantástica a ideia da obra porque parte de um ângulo completamente novo”, avalia Myriam Fraga, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado. Ela recorda que Jorge Amado foi aprovado entre os primeiros colocados na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, no ano de 1931, mas confessava que nem chegou a buscar o diploma. 

“Além de um humanista com uma visão de mundo avançada para a época, Jorge Amado conseguia decifrar na simplicidade de seus personagens a complexidade da alma humana”, avalia o autor, lembrando que como Deputado Constituinte, Jorge Amado foi autor do Projeto de Lei que se tornou a Lei de Liberdade de Culto, incorporada à Constituição de 1946. 

“O vilão dos romances de Jorge Amado não eram completamente maus, tanto que eram despertavam a simpatia dos leitores. Essa dualidade faz parte da vida real”, reitera Habib.

Literatura e Criminalística 

Ao folhear as mais de 400 páginas do mais novo título de Habib, os leitores vão poder reviver o universo amadiano – repleto de personagens emblemáticos como jagunços, pistoleiros e coronéis – e ainda analisar aspectos penais presentes na entrelinha dos livros que se tornaram universais. 

No prefácio da obra, assinado por Raúl Zaffaroni, ex-Presidente da Corte Suprema da Argentina e atualmente é Ministro da Corte Suprema da Argentina, destaca as contradições da época tão bem retratadas por Jorge Amado que faziam personagens locais terem um encanto universal. 

“A proximidade entre Literatura e Criminalística não é algo novo. No caso, estas páginas nos mostram que a capacidade artística de enxergar o mundo é capaz de facilitar a compreensão da crítica criminológica e do obscuro e tortuoso poder do discurso penal. Nem sempre foi assim”, analisa Zaffaroni, um dos principais penalistas das Américas. 

Lançamento 

Livro - 'Ideias Penais na Obra de Jorge Amado - Um novo olhar sobre o universo amadiano' 
Quando - 19 de abril (sexta-feira), a partir das 18 h 
Onde - Livraria Cultura (Salvador Shopping Quanto)
Livros à venda pelo site consulex.com.br – R$ 67,00 ou na livraria Cultura a partir de 19/04.

Extraído do sítio iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.