6 de abril de 2013

ERNANI PETERS SERÁ O PATRONO DA FEIRA DO LIVRO DE IGREJINHA

Ser regida por um patrono será a novidade da 15ª edição da Feira do Livro de Igrejinha. O professor Ernani Peters aceitou o desafio proposto pela Secretaria de Educação (SME) e trabalhará na tradicional feira que movimenta a cidade em junho. Ele tem 70 anos e há 42 é casado com Edir Regina Lauffer, de 64.

Formado nos cursos de Contabilidade e Letras Português-Alemão, Ernani lecionou por mais de 30 anos e escreveu diversos artigos para jornais e revistas, ligados, principalmente, à cultura alemã. Mesmo assim, se surpreendeu com o convite feito pela Prefeitura. “Sempre me envolvi muito com a cultura alemã, revitalizando-a e mostrando as tradições dos colonizadores da nossa região. Também já traduzi diversos textos, músicas, cartas e todos os anos participo da Oktoberfest, ajudando, principalmente, na tradução de títulos. Mas fiquei surpreso com o convite, afinal, nunca escrevi um livro”, confessou.

Ernani acredita que talvez tenha sido eleito pelo seu envolvimento com Igrejinha. “Participo de diversas atividades na cidade e, muitas vezes, pessoas me procuram pessoalmente para que eu lhes ajude em algo. Além disso, apresentei um programa de música alemã durante 21 anos na Rádio Amizade e canto no coral misto da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas) há cinco décadas”, disse.

Da comunidade, além de receber o reconhecimento de antigos alunos e autoridades, Ernani espera uma participação ativa na Feira. “Todos os anos os expositores e a organização do evento trazem novidades, torço para que os igrejinhenses se integrem, para que participem disso. Espero também que as famílias levem seus filhos e que busquem aqueles livros quase esquecidos, de baixo custo, que muitas vezes estão meio de lado, esperando por serem encontrados”, comentou. Mas o patrono também tem um lado leitor, revelando que mantém certo encantamento por autores gaúchos, como Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Moacyr Scliar e Lya Luft. Ernani também costuma ler livros e jornais alemães, além de ler diariamente os principais jornais da região.

Todo este envolvimento com a comunidade igrejinhense e com a cultura germânica já gerou outras homenagens ao professor. Na Oktoberfest de 2010 ele foi eleito Embaixador da Cultura Alemã, através da Cervejaria Schincariol, e em 1998 recebeu da Prefeitura e da Câmara de Vereadores o título de Educador Emérito.

Extraído do sítio Jornal Panorama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.