29 de abril de 2013

FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA COMPLETA 40 ANOS

Com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, a 40ª edição da Feira do Livro de Santa Maria foi aberta no final da manhã desse sábado (27) e contou com a presença de autoridades e comunidade na Praça Saldanha Marinho. Nesta edição, que ocorre até 12 de maio, os organizadores contabilizaram 111 lançamentos e 241 autores inscritos.

Secretário Assis Brasil ressaltou a maturidade da segunda maior feira do livro a céu aberto do RS

Para Assis Brasil, um evento que possui 40 anos de história tem muito a contribuir com sua experiência. “Aqui a cultura prospera, uma das características de Santa Maria é a qualidade de seus escritores, que honram a literatura brasileira”. O secretário destacou a tradição escolar e universitária do município como fator essencial para que a cultura prospere. “Nesse sentido Santa Maria é exemplo para o país, pois soube aliar o ensino e a cultura. O ensino com sua capilaridade é o melhor veículo de difusão da cultura e da arte. A Vida é breve, mas a arte é longa”, finalizou.

A feira de Santa Maria foi criada em 1963, mas por um longo tempo ficou desativada até que em 1995 um grupo de estudantes de comunicação recuperou o evento. A coordenadora desse grupo foi escolhida como patrona da Feira em 2013: a professora Eugênia Mariano da Rocha Barichelo. Em seu pronunciamento ela falou sobre seu envolvimento com a Feira do Livro. Mencionou quando recebia livros, os carregava e ajuda a vendê-los. “Tenho até hoje em meus guardados as notas que assinei”, referindo-se a grande estima ao evento literário. O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Felipe Müller, agradeceu a organização e destacou que durante 40 anos a Feira do Livro proporcionou cultura para toda a cidade

O prefeito da cidade, Cezar Schirmer, destacou a escolha dos homenageados do evento literário e disse que saudar a Feira do Livro era saudar as universidades do município, referindo-se ao fato de que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi a instituição que promoveu a primeira edição do evento e o Centro Universitário Franciscano também passou a colaborar.

Lançamentos IEL/CORAG foram destaques no primeiro dia de Feira

A Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag) está sempre presente na feira de Santa Maria com seus lançamentos. No primeiro dia de feira os mais procurados foram a obra de Oliveira Silveira e a revista VOX: , que tem distribuição gratuita.


Feira do Livro de Santa Maria
Até 12 de maio – Praça Saldanha Marinho
Domingo a sexta, das 13h às 21 horas; Sábado, das 10h às 21h

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, Cesma, UFSM, Unifra, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Sesc-RS e Sesi-RS.

Extraído do sítio Secretaria da Cultura do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.