16 de abril de 2013

FUMAR CAUSA DANO GENÉTICO, DIZ ESTUDO - Michael Dabney

Pesquisadores descobriram que fumar pode danificar o DNA em poucos minutos (Geierunite/Wikimedia Commons)

Pesquisadores sabem há muito tempo o papel que as substâncias químicas no cigarro desempenham na causa de câncer, mas outro estudo revela algo mais, que as substâncias no cigarro podem causar danos ao DNA. Além disso, o estudo relata que esses danos genéticos podem ocorrer em questão de minutos e não de anos, assim que a fumaça ser levada aos pulmões.

Numa pesquisa realizada na Universidade de Minnesota, EUA, sobre as substâncias nocivas contidas no cigarro, especialmente hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), os cientistas descobriram que fumantes desenvolvem níveis extremamente altos de HAP numa média de tempo alarmante – 15 a 30 minutos após voluntários no estudo terem fumado.

Na pesquisa, os cientistas acrescentaram fenantreno (um tipo de HAP) ao cigarro e rastrearam-no no sangue de 12 voluntários fumantes. O estudo verificou que o fenantreno forma rapidamente uma substância tóxica no sangue que danifica o DNA e pode provocar mutações que causam câncer.

“Este estudo é único”, disse o Dr. Stephen Hecht, um dos autores do estudo do Centro Maçônico para o Câncer da Universidade de Minnesota, num comunicado.

“É o primeiro estudo a investigar o metabolismo humano de um HAP introduzido especificamente pela inalação da fumaça do cigarro, sem interferências de outras fontes como a exposição à poluição do ar ou à dieta.”

“Os resultados relatados aqui devem servir como um aviso sério para aqueles que pensam em começar a fumar cigarros”, acrescentou ele.

As descobertas foram publicadas no jornal Pesquisa Química em Toxicologia.

O Dr. Hecht e seu grupo de pesquisa indicaram que o câncer de pulmão mata, aproximadamente, 3.000 pessoas diariamente apenas nos EUA e a maior parte morre prematuramente devido ao cigarro. Fumar também está associado a outros tipos de cânceres, além de doenças respiratórias, problemas de coração e outras doenças.

* Michael Dabaney, um escritor freelance especialista em biociência e educação da Universidade da Califórnia, San Diego, e vive em Chula Vista, Califórnia.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.