18 de abril de 2013

MAR, POESIA E FADO PORTUGUÊS NA ABERTURA DA FEIRA DO LIVRO DE BOGOTÁ

Na inauguração do evento marcaram presença os Presidentes da República Portuguesa e da Colômbia.

O Presidente da República, Cavaco Silva, cortou a fita da Feira do Livro de Bogotá, na Colômbia. Portugal é o país convidado da edição deste ano e, além do Chefe do Estado português, esteve presente no evento o seu homólogo colombiano, que não resistiu a declamar parte da “Mensagem”, de Fernando Pessoa.

“Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal”, ecoou pela sala com o sotaque castelhano de Juan Manuel Santos. Cavaco Silva respondeu com Vergílio Ferreira.

"Queremos dar-vos a conhecer o nosso melhor. E o melhor com que uma nação se pode apresentar emerge dos seus escritores, dos seus artistas, daqueles que, através das suas obras, revelam não apenas o talento que individualmente possuem, mas também a identidade que partilham", afirmou o chefe de Estado português.

Depois dos discursos e de um momento musical com a fadista Raquel Tavares, Cavaco Silva inaugurou o Pavilhão de Portugal. Sempre acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas (que se juntou na quarta-feira à tarde à comitiva presidencial), pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o Presidente da República visitou o espaço projectado pelo arquitecto Ricardo Paulino e que tem uma área de três mil metros quadrados.

O Pavilhão de Portugal inclui uma livraria com obras em português e em espanhol, um espaço infanto-juvenil inspirado na obra "Mar", de André Letria e Ricardo Henriques, uma área gastronómica e uma exposição móvel de Afonso Cruz.

À FILBo deslocam-se 23 escritores de língua portuguesa, entre os quais Francisco José Viegas, Gastão Cruz, Dulce Maria Cardoso, Mia Couto, Vasco Graça Moura, José Eduardo Agualusa e Teolinda Gersão.

O Presidente da República segue ainda esta quinta-feira para o Peru, para mais uma etapa da visita à América Latina, que termina no sábado.

Extraído do sítio Renascença.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.