22 de abril de 2013

MUSEU DO ESPORTE DE PORTO ALEGRE

A capital gaúcha tem um espaço especial para os amantes do esporte 

Tomar um chimarrão assistindo ao pôr-do-sol avermelhado é apenas umas das características que marcam a cidade-sede Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além de sua marca como importante destino turístico, o futebol também é admirável símbolo gaúcho. Exemplos disso são dois times que fazem a alegria dos sulistas: Internacional e Grêmio, fazem parte da história do futebol brasileiro, e já tiveram em suas equipes grandes craques como, os inesquecíveis, Tesourinha e Calvet.

Na capital, na Avenida Cristovão Colombo, 545, no bairro Floresta, está localizado um espaço que conta um pouco da história do futebol local e brasileiro, sem deixar de lembrar de outras modalidades esportivas de relevância para o País. O Museu do Esporte de Porto Alegre foi a realização de um sonho para seu idealizador, o jornalista João Bosco Vaz, e um presente para os amantes do esporte, que têm a oportunidade de ver de perto uma coleção de relíquias das mais variadas.

Jornalista esportivo há 30 anos, Bosco Vaz explica que a ideia do Museu do Esporte surgiu da necessidade de resgatar a história dos grandes ídolos. “Durante cinco anos fiquei juntando as peças. O museu só tem objetos, relíquias, nada de revistas ou jornais. É um museu com cheiro do novo, com mais de 300 peças, entre chuteiras, camisas, calções, bolas, entre outros”, garante.

São camisas de inúmeros craques: Pelé, Maradona, Messi, Kaká, Dunga, Rogério Ceni, Taffarel. Quase todas as peças são autografadas. Bolas das grandes decisões doadas pelos árbitros gaúchos que participaram dessas partidas também fazem parte do acervo, além da grande calçada da fama com as marcas dos pés e das mãos de Nilton Santos, Coutinho, Parreira, Felipão, Edmundo, Lea e muitos outros.

“As peças eu consegui pedindo aos próprios atletas e ex-atletas. Ao Dunga, por exemplo, pedi que trouxesse, de um dos amistosos da seleção, as chuteiras autografadas do Kaká. Ele trouxe. Como eu já tinha a camisa do Kaká do São Paulo, juntei as peças”, descreve o jornalista, ao contar como conseguiu tantos objetos raros num período tão curto de tempo, considerando que o museu foi inaugurado em junho de 2007.

Com 400 metros quadrados de área, o museu tem visitas orientadas, principalmente para escolas. O ingresso custa R$ 6,00 e a entrada é franca para excursões com alunos de instituições públicas. Oitenta por cento do espaço é destinado somente ao futebol e os outros vinte destinam-se aos demais esportes. Integrando o espaço há o Bar Museu do Esporte, onde o público adulto tem a oportunidade de acompanhar as partidas dos campeonatos nacionais nos telões instalados no local.

Serviço:

No Shopping Total, Alameda dos Escritores - Avenida Cristovão Colombo, 545 - Floresta - Porto Alegre/RS
Fones: (51) 3018-7765 / 3018-8765

Extraído do blog Porto Alegre Na Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.