17 de abril de 2013

NOVO LIVRO DE HARUKI MURAKAMI PROVOCA CORRIDA ÀS LIVRARIAS NO JAPÃO - Patricia Moribe

Haruki Murakami, ao receber o ''XXIII Premi Internacional Catalunya'', em Barcelona, no dia 9/6/2011. Reuters/Generalitat de Catalunya/Handout

Com muito suspense foi lançado nesta sexta-feira o novo livro do escritor japonês Haruki Murakami, frequentador assíduo das listas de possível ganhador do Nobel de literatura. Nem a imprensa teve acesso prévio sobre a obra, o que não impediu o grande interesse do público japonês.

As grandes livrarias de Tóquio abriram à meia-noite local de sexta-feira, com seções especiais dedicadas à venda de “Shikisai wo Motanai Tazaki Tsukuru no Kare no Junrei no Toshi”, título que em tradução livre equivale a “O pálido Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação”. A primeira edição, em capa dura, tem 500 mil exemplares, sendo que 20 mil livros foram encomendados antecipadamente.

O Yomiuri Shimbum, o jornal de maior tiragem do Japão, com mais de 7,2 milhões de exemplares só na edição matinal, conseguiu imprimir um pequeno artigo sobre o livro de 370 páginas na última hora. Os apresentadores de jornais matutinos passaram a madrugada lendo a obra. “Você não consegue parar de ler”, declarou um repórter da rede NHK.

A história do novo romance de Murakami, 64 anos, gira em torno de um jovem, Tsukuru Tazaki, que luta contra os sentimentos de perda e solidão. A primeira frase do livro diz, em tradução aproximada, o seguinte: “Do mês de julho do segundo ano da faculdade ao mês de janeiro do ano seguinte, Tsukuru Tazaki viveu com apenas uma ideia em mente: morrer”.

Murakami já foi traduzido em mais de 40 línguas. Seu último trabalho, a trilogia “1Q84” foi sucesso de público e crítica. Outros livros do autor japonês incluem: “Minha Querida Sputinik”, “Kafka a beira-mar”, “Norwegian Wood” e “Em busca do carneiro selvagem”.

Extraído do sítio RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.