17 de abril de 2013

PORTUGAL LEVA CULTURA À FEIRA DO LIVRO DE BOGOTÁ

Instituto Distrital de Turismo Bogotá

Uma frase de Vergílio Ferreira - "Desde mi idioma se ve el mar” - serve de mote à escolha de Portugal como convidado de honra na Feira do Livro de Bogotá. O certame é inaugurado esta quarta-feira e conta com a presença de Cavaco Silva, que se encontra na Colômbia em visita oficial. Espetáculos, debates, sessões de cinema e exposições são alguns dos eventos que compõem a programação do pavilhão português, por onde vão passar 23 escritores nacionais.

Portugal aposta forte como convidado de honra na Feira do Livro de Bogotá e daí o investimento global de 1,875 milhões de euros, geridos pelo comissário Jerónimo Pizarro, especialista na obra de Fernando Pessoa.

Mais de 100 iniciativas e a distribuição gratuita de 20 mil exemplares de duas antologias e autores lusófonos marcam a presença portuguesa no certame que o secretário de Estado da Cultura já classificou como uma "parceria estratégica" dos dois países e um fator de promoção de Portugal na Colômbia onde várias empresas portuguesas estão a investir.

Os vinte mil exemplares das duas antologias, cada um com uma tiragem de 10 mil exemplares, que vão ser distribuídas gratuitamente, intitulam-se "Quilas, mástiles y velas", cujo tema é o mar, e inclui textos, entre outros, de Fernando Pessoa e Raul Brandão, e "Cartas de tres oceanos, 1499-1575", cuja temática é a literatura de viagens, inclui autores como Samudri de Calicut e Fernão Mendes Pinto.

Mas a programação portuguesa na Feira de Livro de Bogotá não se resume ao pavilhão português, que hoje será inaugurado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, já que se alarga a espaços fora da Feira como às universidades dos Andes e a de Rosario, e inclui ainda sete espetáculos, 60 debates, sessões de cinema e nove exposições, além dos lançamentos de livros.


Ontem mesmo e antecipando a participação nacional no certame o arquiteto Eduardo Souto de Moura, distinguido com o Prémio Pritzker em 2011, foi o anfitrião de uma conferência na Universidade dos Andes, em Bogotá.

Voltando ao pavilhão português é de referir que foi projetado pelo arquiteto Ricardo Paulino, tem uma área de 3.000 m2 e integra as exposições "Lisbon Ground", que representou Portugal na Bienal de Veneza do ano passado, "Como as cerejas" que foi criada para a Feira de Bolonha, também em 2012, e ainda "Portugal se presenta".

Quem visitar este espaço português em Bogotá terá ainda à sua disposição uma livraria com obras em português e em espanhol, um espaço infanto-juvenil inspirado na obra "Mar", de André Letria e Ricardo Henriques, uma área gastronómica e uma exposição móvel de Afonso Cruz num total de 30 mil livros representando quatro mil títulos de autores lusófonos.

Ao Pavilhão de Portugal vão deslocar-se ainda escritores de língua portuguesa como Adélia Carvalho, Afonso Cruz, Ana Luísa Amaral, André Letria, Carla Maia de Almeida, Dulce Maria Cardoso, Fernando Pinto de Amaral, Francisco José Viegas, Gastão Cruz, Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, José Jorge Letria, José Luís Peixoto, José Tolentino Mendonça, Mia Couto, Miguel Real, Nuno Júdice, Ricardo Araújo Pereira, Valter Hugo Mãe e Vasco Graça Moura.

Na lista de eventos destaque para esta manhã para uma conversa do escritor Vasco Graça Moura com Eduardo Gómez e Maria Bochicchio, a decorrer na Universidade dos Andes, sendo que Vasco Graça Moura será também o conferencista na cerimónia de abertura.

Já à noite atua a fadista Raquel Tavares, no auditório de Corferías, onde está instalada a Feira, local por onde ainda vão passar Ana Moura, Mísia, Mário Laginha e Maria João.

Extraído do sítio RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.