30 de abril de 2013

SENADO INAUGURA EXPOSIÇÃO SOBRE OS 53 ANOS DE BRASÍLIA

Mostra inclui fotografias da cidade hoje e na época da inauguração, além de jornais, livros e objetos que pertenceram a senadores.

A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto (E), durante a inauguração da mostra

A exposição que celebra os 53 anos de Brasília foi aberta ontem na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado. A mostra, que reúne imagens antigas e atuais fornecidas pelo Arquivo Público do Distrito Federal e por seis fotógrafos, é composta de dez painéis que comparam a Brasília da época da inauguração, em abril de 1960, à cidade dos dias atuais. Fotos e citações de autores mostram as transformações que aconteceram na capital ao longo de 53 anos.

Fotografias mostram a capital federal na época da inauguração, em 1960
O evento tem supervisão da Diretoria-Geral, acervo da Secretaria de Informação e Documentação, projeto expográfico da Subsecretaria de Projetos Especiais e execução gráfica do Serviço de Programação Visual.

A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, assinalou que, embora cosmopolita, a capital federal ainda conserva características de cidade pequena. Ela ressaltou “o privilégio de trabalhar num monumento tombado, como o Senado”, e ratificou a preocupação da Casa com a história da ­cidade. Também fazem parte da exposição documentos, livros e periódicos antigos que tratam da transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, além de objetos de propriedade de senadores e servidores da Casa.

Até 8 de maio, os ­visitantes, além de contemplar a exposição 53 Anos de Brasília, poderão consultar uma seleção de livros que tratam da história da capital.

Participaram da solenidade de abertura da mostra os senadores do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) e Gim (PTB).

Extraído do sítio Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.