13 de abril de 2013

UM TERÇO DOS ADULTOS NO MUNDO SOFRE DE HIPERTENSÃO - Harry Usseglio

(Adam Berry/Getty Images)

Neste domingo passado (dia 7), celebrou-se o “Dia Mundial da Saúde” e o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, enfatizou os problemas de hipertensão que sofrem os cidadãos adultos do planeta.

Um em cada três adultos sofre de pressão alta ou hipertensão. Esta é uma das principais razões de morte, tanto em países ricos como em países pobres.

Ban Ki-moon disse que a principal mensagem no Dia Mundial da Saúde é alertar sobre este mal.

Em sua mensagem, ele recordou que a pressão arterial elevada é um dos principais causadores de doenças cardiovasculares, portanto, é imprescindível sua detecção precoce e que os cidadãos adultos façam controle periódico para conhecer seus próprios níveis de pressão.

Pedro Orduñez, assessor de Enfermidades Não-Transmissíveis da Organização Mundial de Saúde (OMS), numa entrevista à Rádio ONU, ressaltou a necessidade de se seguir uma dieta balanceada, assim como evitar os riscos implicados pelo tabaco e pelo álcool.

Orduñez assinalou que as maiores taxas de hipertensão na América se encontram no Canadá, Cuba e Estados Unidos e que nestes países a porcentagem já supera 50%.

No continente africano, a hipertensão já alcança 46% e se crê que o motivo seja por que não fazem tanto exercício como antes, seus alimentos atuais têm excesso de sal e, principalmente, porque o custo dos alimentos naturais é um impedimento.

Atualmente, aprovou-se uma estratégia para as enfermidades não-transmissíveis, com a meta de se reduzir a mortalidade prematura em 25% das enfermidades cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas até 2025.

Ban Ki-moon destacou que os países mais pobres são os mais afetados na luta contra as enfermidades não-transmissíveis por não poderem assumir os custos sociais e econômicos, assim como a perda considerável de força de trabalho por morte prematura.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.