11 de abril de 2013

ÚNICO POEMA ESCRITO POR CHURCHILL NÃO ENCONTRA COMPRADOR EM LONDRES


Um poema escrito pelo ex-primeiro-ministro britânico e Nobel de Literatura Winston Churchill (1874-1965), o único que lhe foi atribuído em idade adulta, não teve nesta quarta-feira comprador em um leilão em Londres.

O poema, encontrado por acaso e até há pouco inédito, havia sido estimado pela casa Bonhams em até 15 mil libras (17.500 euros ou US$ 23 mil dólares).

A obra, intitulada "Our Modern Watchwords" e de 40 versos, foi escrita por Churchill quando era um jovem oficial do quarto regimento de hussardos britânico e tinha cerca de 25 anos de idade, antes de 1901, segundo a Bonhams.

Trata-se de um tributo ao Império Britânico em que o autor lista algumas das frentes estrangeiros nos quais seu Exército tentava avançar na época, entre eles, cidades da China, Japão e Nigéria.

Churchill se uniu ao regimento de hussardos em 1895 e serviu em Cuba e na Índia, além de participar da guerra dos Boers na África do Sul (1899-1900).

O poema leiloado hoje é o único texto lírico conhecido de Churchill, primeiro-ministro conservador desde 1940 a 1945 e de 1951 a 1955, com exceção de "The Influenza", que compôs quando tinha 15 anos e com o qual ganhou um concurso escolar.

Roy Davis, um colecionador de manuscritos de Haseley, em Oxfordshire (centro da Inglaterra), foi quem descobriu o poema, cuja qualidade literária, segundo reconheceu, não está no nível da famosa oratória de quem foi primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A excelência de seus discursos, assim como seu "domínio da descrição histórica e biográfica", valeu a Winston Churchill em 1953 o Prêmio Nobel de Literatura da Academia Sueca.

Extraído do sítio Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.