10 de abril de 2013

VEJA AQUI AS MELHORES OBRAS DO MUSEU DE ARTE ANTIGA - Alexandra Carita

"Inferno" (c. 1510-20), de autor desconhecido
O mais emblemático dos museus portugueses inaugura a iniciativa conjunta do Expresso e do BES "Os Museus de Portugal", com o apoio da Direção Geral do Património Cultural. Um acervo que vale a pena conhecer ou tão só revisitar.

Neste momento de incertezas, o Expresso propõe-se celebrar os museus portugueses e mostrar ao público os tesouros patrimoniais que encerram: por um lado, a riqueza das obras que guardam; por outro, a sua relevância na construção de uma sociedade democrática.

Nesse sentido, a iniciativa "Os Museus de Portugal", uma colaboração com o BES e a Direção-Geral do Património Cultural, visa também promover a aproximação do público aos museus e ajudar a melhorar os seus acervos.

Uma das formas mais fáceis de apoiar um museu é tornar-se amigo dele, através das associações de Amigos dos Museus. Com cem anos de vida completados no ano passado, o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga é um exemplo a seguir. Apoia a atividade do museu financeiramente, contribuindo para a aquisição de obras de arte.

As inscrições são feitas mediante proposta aos órgãos diretivos. O montante da quota anual é estabelecido de acordo com o tipo de associado. Todos os membros têm direito, por exemplo, a entrada gratuita nos museus e palácios da Direção-Geral do Património Cultural e a 10% de desconto na loja e no restaurante do Museu Nacional de Arte Antiga.

"São Jeronimo" (1521), de Albrecht Dürer
O mecenato é outro dos instrumentos postos à disposição de particulares e empresas para contribuir financeiramente para os nossos museus. Os benefícios fiscais associados ao mecenato cultural tornam a prática uma boa opção para as empresas.

Os donativos por elas concedidos são aceites como custos, na sua totalidade, e majorados entre 20% a 30%. No que respeita às pessoas singulares, a dedução à coleta dos donativos concedidos corresponde a 25%.

Extraído do sítio Expresso.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.