16 de maio de 2013

A SAÚDE NA SUA MESA - Ekaterina Ivanova


Cientistas franceses chegaram a uma triste conclusão. A dieta tipicamente ocidental, com alto teor de gordura e açúcar leva as pessoas ao túmulo antes da hora. Os gêneros alimentícios comuns, que nós comemos todos os dias, influem diretamente sobre doenças na idade avançada.

Sopa quente com pão branco fresco, bife suculento e como sobremesa, naturalmente, café com nata. E doce para melhorar o humor. É o cardápio conhecido de qualquer europeu. Mas justamente tal conjunto de gêneros alimentícios os cientistas consideram o mais nocivo para a saúde. Os especialistas franceses realizaram uma pesquisa: a carne vermelha, pão branco, manteiga e doces podem reduzir consideravelmente a duração da vida. É verdade que não se deve renunciar totalmente ao prato preferido, diz a médica-nutricionista Maria Studenikina:

“É necessário, naturalmente, diminuir a quantidade de consumo desses produtos. A carne vermelha é perigosa porque tem muita purina. Esta substância aumenta a quantidade de ácido úrico no organismo e pode prejudicar o metabolismo. E isto pode causar o depósito de sais nos rins e nas articulações. Sua quantidade deve ser diminuída em muito, por conta do aumento de gêneros alimentícios que façam bem: carne branca sem gordura (no fundamental file de ave) por conta de carboidratos complexos.”

A influência da dieta sobre o risco de desenvolvimento destas ou outras doenças foi estudada bastante bem. Entretanto ninguém estudou a ligação com o estado de saúde em idade avançada. Os cientistas observaram cinco mil voluntários durante 24 anos. Quando os pacientes completaram 51 anos, os pesquisadores apuraram os resultados. Apenas 4% preservaram a saúde normal para sua idade e não tinham doenças crônicas. 12% sofreram derrame ou infarto, que, em 3% dos casos, foram fatais.

A dieta típica ocidental contem muitas gorduras e açúcar. Isto contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares – a principal ameaça à saúde depois dos 40. Ficou provado que se a pessoa na juventude não come demais e alimenta-se no fundamental com produtos naturais, ela pode prevenir a doença da velhice. É necessário habituar-se a não comer o que não faz bem, diz a nutricionista Olga Perevalova:

“O açúcar para nós é um produto apreciado, apesar de nele não haver nada além de calorias. No açúcar não há vitaminas, nem proteínas, nem macro ou micronutrientes – e só pura glicose. Gostam do açúcar apenas por que é guloseima. Acrescentam-no em tudo: seja necessário ou não, até mesmo em molhos – com os quais servem carne, aves e peixe – e em todas as peças de confeitaria”.

A dieta ideal é muito simples. No café da manhã os nutricionistas recomendam combinar laticínios e cereais, ovos ou mingaus. No almoço uma sopa leve, e legumes como acompanhamento ao prato principal. Antes do almoço vale a pena comer frutas e depois pode-se tomar iogurte ou comer um punhado de nozes. O jantar não deve ser depois das 21h00. O ideal é comer peixe e legumes. É melhor abster-se de frutas doces, batatas e pão. E se permitir-se guloseimas, apenas na primeira metade do dia.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.