31 de maio de 2013

BOLIVIANA LEVA COSMOVISÃO ANDINA A BIENAL DE VENEZA

La Paz, 29 mai (Prensa Latina) As obras metafísicas, reflexivas e inspiradas na cosmovisão andina da pintora Sonia Falcone representarão a Bolívia na próxima Bienal de Veneza, que será realizada entre 1 de junho e 24 de novembro deste ano.Segundo informou o Instituto Ítalo-Latino-Americano, um dos organizadores da amostra, as obras da artista serão expostas como parte do Pavilhão Latino-americano da Bienal, que este ano explorará as relações entre a Europa e a América Latina e os vínculos entre criadores das duas regiões.

O eixo temático da exposição latino-americana que leva como título 'O Atlas do Império' pretende explorar novos aspectos geopolíticos da arte contemporânea.

Junto à Sonia Falcone, exporão artistas da Argentina, do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Considerada uma das pinceladas distintivas da pintura intimista e da tradição dos povos originários, a obra de Falcone se caracteriza por usar motivos ancestrais como o arco-íris, as cúpulas nevadas das montanhas dos Andes, chamas e peixes, assim como alusões ao sangue, à guerra e ao amanhecer.

Nascida em 1965 na oriental cidade de Santa Cruz da Serra, a pintora se caracteriza também por sua militância social e seu trabalho pelos direitos das crianças e das mulheres.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.