17 de maio de 2013

CIDADE TURÍSTICA CUBANA GARANTE: "TUDO O QUE É ARRECADADO AQUI É PARA O POVO" - Pilar Valero

Varadero (Cuba), 16 mai (EFE).- "Tudo o que é arrecadado aqui é para o povo", diz um grande painel na estrada margeada por palmeiras que leva a um balneário turístico em Cuba que está entre os mais belos e visitados do mundo.

Trata-se de Varadero, cidade localizada a 138 quilômetros de Havana e que recebe 44% dos turistas que viajam à ilha.


Nesta península de praias de areia branca e mar de cor turquesa, com uma vida marinha muito variada, uma flora incrível e uma gastronomia apurada, tudo é fácil para os turistas, que contam com dezenas de hotéis de luxo de propriedade estatal, mas administrados por empresas mistas de grupos internacionais, em sua maioria espanhóis.

Em 2012, 2,8 milhões de estrangeiros visitaram Cuba, 4,5% a mais que em 2011, e espera-se que este número passe de 3 milhões neste ano, segundo fontes oficiais.

O faturamento pela atividade turística é vital para a ilha, e estimular o setor é um objetivo nacional, o que também abriu portas para a iniciativa privada e à flexibilização de concessão de vistos.

Cuba quer diversificar sua oferta turística e seus mercados "de acordo com os tempos em que estamos vivendo", em palavras do ministro de Turismo, Manuel Marrero, durante a 33ª Feira Internacional de Turismo (FITCuba 2013), realizada nesta semana em Varadero.

No evento internacional, dirigentes cubanos do setor desenvolveram uma intensa atividade para promover seus dez lugares declarados Patrimônio da Humanidade pelo Unesco, entre os quais estão Havana Velha, o Vale de Viñales e as Mil Cumbres, na província de Pinar del Río.

No coração do centro histórico de Havana é visível um grande processo de restauração de suas praças e edifícios emblemáticos, incluindo bares míticos.

A lembrança do prêmio Nobel de Literatura Ernest Hemingway perdura no agora restaurado hotel "Ambos Mundos", onde durante os anos 30 escreveu alguns de seus mais célebres romances e do qual saía para ir aos próximos bares "La Bodeguita de Enmedio" e o "Floridita".

Também o que foi nos anos 20 um dos mais populares bares de Havana, o "Sloppy Joe's Bar", foi renovado com decoração e o ambiente da época, incluindo o menu que o caracterizou: sanduíches, ropa vieja com molho de tomate e coquetéis. Outra atração em alta é o restaurante "La Guarida", onde foram rodadas cenas do bem-sucedido filme "Morango e Chocolate".

Nesta Cuba de contrastes, quando se pergunta a um cidadão pela lembrança do líder da revolução cubana, Fidel Castro, há sete anos afastado do poder, ele sorri. "Fidel está sempre presente, como um sol que nos ilumina".

E, em cada esquina, a música e a dança estão também muito presentes, apesar das visíveis dificuldades que a economia socialista cubana atravessa há décadas. 

Extraído do sítio Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.