3 de maio de 2013

DIA DA LITERATURA BRASILEIRA É CELEBRADO EM 1º DE MAIO - Ramon Cotta


Primeiro de maio foi escolhido como o Dia da Literatura Brasileira e é uma homenagem ao aniversário do romancista José de Alencar. O Brasil é marcado pelas escolas literárias, e cada uma delas representa uma época do país. São elas: Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré – Modernismo, Modernismo e Neo – Realismo.

No final do século XIX, alguns jornais e revistas publicaram listas dos "livros fundamentais" da literatura brasileira, que incluíam títulos como “A baronesa do amor”, de Joaquim Manoel de Macedo, “Ouro sobre azul”, de Visconde de Taunay, e “Gabriela”, de J. M. Velho da Silva. A professora de Letras da UFOP e pesquisadora de História Literária, Cilza Carla Bignotto, conta que as indicações mudam conforme a época, o lugar e o círculo social. 

Cilza explica que não são apenas os jornais e as revistas as referências de consagração de obras literárias, há também os livros escolares, que podem ser considerados termômetros do que a sociedade considera como publicações importantes. 

‘‘Quem decide quais são os livros fundamentais de um país? Os jornais convidam, para elaborar as listas, professores universitários, críticos literários e escritores. Como se dá o encontro entre essas publicações e o chamado leitor comum? Nem sempre de forma feliz. Se você olhar os dados sobre os mais vendidos, verá que o público prefere títulos diferentes aos sugeridos por acadêmicos ou críticos’’, comenta a pesquisadora.

A professora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP e coordenadora do Fórum das Letras, Guiomar de Grammont, acredita que o país vive um momento positivo na literatura, que tem sido mais reconhecida e valorizada pelos brasileiros. ‘‘Essa visão tem sido fortalecida pelos eventos literários que acontecem em todo o país e, acredito, com ainda mais ênfase no Fórum das Letras, cujo foco maior é promover literatura escrita em língua portuguesa’’, destaca. 

Em 2013, participarão do encontro autores de grande importância, como Adélia Prado, Affonso Romano de Sant’Anna, Angela Lago, Elisa Lucinda, Humberto Werneck, além da nova geração de escritores. Neste ano, o tema será “Literaturas de Origem”. As atividades ocorrem em Ouro Preto entre os dias 29 de maio e 2 de junho. 

Saiba mais sobre o Fórum das Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.