23 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO DA SOTHEBY'S ESTÁ DECORRENDO EM MOSCOU - Armen Apresyan

© Colagem: Voz da Rússia

Pinturas únicas de El Greco e Pablo Picasso, assim como obras de artistas russos encontram-se expostas em Moscou. A casa de leilões Sotheby’s trouxe para a Rússia os principais lotes das vendas de verão.

As peças centrais da exposição são duas obras de Pablo Picasso da coleção de sua neta Marina. Mulher Sentada com Vestido Cinzento é um retrato lacônico, quase monocromático de Dora Maar, uma das namoradas do artista. O quadro foi pintado em 1943, dois anos antes da rutura final entre Picasso e Dora Maar, mas na tela já se vislumbra a tensão que surgira entre eles. Natureza-Morta com Paleta e Cabeça de Touro, por sua gama de cores e a intensidade geral, assemelha-se a Guernica, uma das obras mais famosas do artista. De acordo com representantes da Sotheby’s, as receitas provenientes da venda dessas pinturas – trata-se de vários milhões de euros – serão destinadas a ajudar órfãos e crianças em situação de risco. Entre os velhos mestres, o quadro mais interessante é, incontestavelmente, a obra-prima de El Greco – São Domingos em Oração, da coleção da sucursal alemã da UNICEF.

“Um colecionador muito conhecido, Gustav Rau, legou esta obra-prima, entre outras, à UNICEF. Essa doação foi a maior que a organização recebeu em sua história – relatou à Voz da Rússia Alexander Bell, chefe do departamento internacional da casa de leilões. – Gustav Rau era um colecionador que, na segunda metade de século ХХ, reuniu uma das maiores coleções privadas de obras de arte do mundo. Ele praticava a filantropia. Sendo economista, já na idade madura ele mudou radicalmente sua vida, recebeu o diploma de médico pediatra e foi para a África, onde trabalhou durante 20 anos num hospital construído por ele com seu próprio dinheiro.”

Como já é tradicional, na exposição estão amplamente apresentados os principais lotes do leilão russo que decorrerá em 03 de junho, em Londres. Na galeria Novy Manezh pode-se admirar obras de Vassili Kandinsky, David Burliuk, Natalia Goncharova, Nikolai Fechin e várias pinturas de Boris Kustodiev. Entre os quadros do autor da Vênus Russa se destaca uma aquarela admirável e absolutamente atípica do artista – O Boneco do Macaco, oferecida, de acordo com a dedicatória, à filha de Fiodor Chaliapin, Marina, “em lembrança do primeiro encontro com o Kino” – foi esse o nome que a menina deu ao brinquedo.

Entre as amostras fotográficas de maior interesse não se pode deixar de mencionar o projeto intitulado Moscou Vista por Micky, criado no fim da década de 90 pelos destacados representantes do conceitualismo moscovita Vitaly Komar e Alexander Melamid.

“…No verão de 1998, nós, junto com o chimpanzé Micky, realizamos uma série de fotos com vistas de Moscou – escreveram os artistas referindo-se a esse projeto. – Após o desmoronamento da URSS, muitas vezes sentimos o desejo de dar um passeio por nossa infância e ver os locais que tínhamos guardados na memória, mas só a participação de Micky nos abriu a porta para irmos mais além da comum fotografia turística … Estrela do circo de Moscou, Micky gostou imediatamente de tirar fotos… Micky aprendeu rapidamente a premir o botão com o dedo e a entender a vinculação entre o que ele via na realidade e a imagem surgida. Seguidamente, ele se tornou nosso parceiro de pleno direito e, muitas vezes, até se impunha. As fotos, tiradas com uma câmara comum, sem focalização automática, adquiriam uma curiosa imprevisibilidade …”

O preço inicial das fotos “curiosamente imprevisíveis” do Kremlin é de 50 mil libras esterlinas.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.