20 de maio de 2013

INFARTO DO MIOCÁRDIO: COMO PREVENIR


O infarto é definido como uma lesão isquêmica do músculo cardíaco (miocárdio), que deve-se à falta de oxigênio e nutrientes.Infarto do miocárdio é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. É o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas pode ser caracterizado pela oclusão das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes.

O desprendimento de um fragmento dessas placas ou a formação de um coágulo de sangue, um trombo, dentro das artérias acarretam o bloqueio do fluxo de sangue causando sérios e irreparáveis danos ao coração (necrose do músculo cardíaco).

Sintomas de um infarto

* Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte, ou sensação de compressão no peito que geralmente dura cerca de trinta minutos; 

* Ardor no peito, muitas vezes confundido com azia, que pode ocorrer associado ou não à ingestão de alimentos;

* Dor no peito que se irradia pela mandíbula e/ou pelos ombros ou braços (mais freqüentemente do lado esquerdo do corpo);


* Ocorrência de suor, náuseas, vômito, tontura e desfalecimento;

* Ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.

Fatores de risco e prevenção

*Não há dúvida de que a melhor maneira de evitar o infarto é reduzir a exposição aos fatores de risco: fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse, vida sedentária e/ou histórico pessoal ou familiar de doenças cardíacas.

* Assumir uma atitude mental confiante e positiva é um passo decisivo para a recuperação dos infartados. É importante deixar claro que pessoas que sobrevivem a um infarto e adotam estilos de vida saudável, em sua maioria, conseguem retornar à vida normal e reassumir suas atividades profissionais.


Dia a dia das mulheres costuma ser mais estressante, o que eleva o risco.

O estresse do dia a dia é um problema para a saúde dos homens e também das mulheres, que costumam ter jornadas duplas cuidando do trabalho, da família e também da casa.

Essa rotina pode ser um fator de risco para a saúde do coração e levar até mesmo a um infarto.

Mulher que toma pílula e fuma tem 40 vezes mais chances de ter infarto

Rotina de cuidar do trabalho e casa pode fazer mal ao coração da mulher. Depois da menopausa, coração fica desprotegido e o risco pode aumentar.

Além do estresse, a mulher que fuma e também toma pílula anticoncepcional corre 40 vezes mais riscos de ter um infarto. Quando a mulher precisa tomar pílula, é importante procurar orientação médica, largar o cigarro, se alimentar bem e também fazer exercícios físicos.

Isso porque o sedentarismo também aumenta o risco de problemas cardíacos, assim como a genética, hipertensão, colesterol alto, diabetes e o excesso de peso. No caso da mulher, até mesmo a menopausa pode ser um fator de risco porque pode causar um bloqueio no fluxo sanguíneo da artéria do coração, o que pode levar também a um infarto.

A mulher quando jovem produz estrogênio, hormônio que protege o coração porém depois da menopausa, a produção desse hormônio fica comprometida, o coração fica desprotegido. Somado a alguns fatores de risco, a paciente pode então ter uma doença do coração ou um infarto. Porém, lembremos que o problema pode acontecer em qualquer idade, especialmente se a pessoa já tiver predisposição.

A reposição hormonal, se combinada a outros fatores, também pode causar trombose e, consequentemente, infarto. Por isso, a reposição deve ser feita sempre com orientação de um médico, que vai avaliar se a paciente tem algum fator de risco e se pode prosseguir com o tratamento.

Em relação aos sintomas, nas mulheres não são tão diferentes do que os homens costumam sentir.

O que acontece, na verdade, é que a mulher tem os sinais de infarto muito mais fortes porque os homens são mais frágeis à dor, ou seja, procuram o médico por causa de qualquer problema. Por isso, quando o infarto acontece na mulher, geralmente é mais grave já que ela aguenta mais a dor e só procura ajuda muito tempo depois.

A dica é sempre procurar um médico no caso de uma dor no peito que se irradia para o braço, especialmente se esse sintoma aparecer sem nenhum estímulo. Além dessa dor, a mulher pode sentir também cansaço e dor na mandíbula, falta de ar, indigestão, náuseas, dor nas costas, dor no punho e até pressão na barriga.

Como medida de prevenção:

É importante ter uma boa alimentação, diminuir o consumo de sal, fazer atividade física e também evitar situações de estresse.

O que fazer quando ocorre um infarto?

* Ao surgirem os primeiros sintomas, procure socorro imediatamente. Não dirija automóvel e evite andar ou carregar peso mesmo que a dor seja mínima;


* Se estiver com alguém que apresente sintomas de infarto por mais de dez minutos, não perca tempo: procure socorro urgente. Mantenha a pessoa aquecida e calma. Salvo orientação médica em contrário, não lhe dê coisa alguma para beber ou comer;

* Desde que a pessoa consiga engolir sem dificuldade e não seja alérgica ao medicamento, faça-a tomar dois comprimidos de aspirina (ácido acetilsalicílico) imediatamente;

* Se a pessoa desfalecer, verifique sua respiração e seu pulso. Na ausência desses sinais vitais, inicie imediatamente os procedimentos adequados de recuperação cardiopulmonar, mantendo-os até que o socorro chegue. Não tente transportar a pessoa desfalecida, porque ela corre sério risco de morrer no caminho. Coloque-a em posição confortável, levemente inclinada, e afrouxe suas roupas;

* Não se iluda com a aparência de sintomas de azia intensa, pois eles podem indicar, na verdade, alterações cardíacas importantes;

* Transmita confiança ao infartado e evite entrar em pânico. Os primeiros socorros são fundamentais para salvar vidas.

Massagem cardíaca

Cardiologista alerta que aprender massagem é importante para salvar vidas.


Massagem pode ajudar quem tiver uma parada cardíaca; saber fazer uma massagem cardíaca é muito importante e pode salvar vidas. 

Caso uma pessoa caia de repente perto de você, sem respirar, é importante chamar primeiro o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ligando para o número 192.

Depois, é o momento de começar a massagem cardíaca até o momento que chega o socorro. 

A seguir, o procedimento passo a passo da técnica de ressuscitação ou massagem cardíaca:

1- Colocar a pessoa de barriga para cima em uma superfície firme e posicionar-se ao lado dela na altura da caixa torácica de joelhos; afrouxe as roupas da vítima;

2- Você identificará o osso esterno da vítima. localizado entre as primeiras costelas, na parte superior da caixa torácica, e medirá de três a cinco dedos abaixo do esterno, dependo do tamanho da pessoa;

3- Posicione a parte inferior da palma da sua mão predominante (aquela com que tem mais força e habilidade) na posição marcada abaixo do esterno (item 2) e coloque a outra mão sobre a mão predominante;

4- Pressione a região onde estão posicionadas as suas mãos de forma vigorosa, utilizando o peso do corpo como apoio, de forma que cada movimento gere um afundamento de 2 a 5 cm. do tórax, de maneira que o coração seja direcionado e estimulado. Repita o movimento 30 vezes ininterruptas, intercaladas com duas respirações boca a boca;

5- Se possível, a técnica tem melhor eficácia sendo feita com duas pessoas, sendo que uma realiza a massagem cardíaca e, no intervalo desta a outra realiza a respiração boca a boca. Porém se não houver alguém com o conhecimento da técnica por perto, deve ser feita por uma só pessoa;

6- O intervalo entre os movimentos de massagem cardíaca e a respiração artificial se dão da seguinte forma: para cada 30 movimentos de massagem, fazer 2 sopros de respiração boca a boca, e manter o processo sem parar até que a vítima se reanime. Já no caso de se estar realizando o procedimento em duas pessoas, para cada 5 massagens é feita uma respiração, também continuamente até a vítima se restabelecer.

7- Deve-se administrar a técnica de acordo com a idade e o porte físico da vítima. Em jovens a massagem cardíaca deve ser feita com a pressão sendo exercida com apenas uma das mãos; já em crianças com menos de 6 anos e bebês, essa pressão deve ser feita com apenas um ou dois dedo, sendo estes o indicador e o dedo médio.

Para constatar se a vítima se restabeleceu, deve-se verificar a pulsação e a respiração novamente; caso não estejam recuperados, retomar o processo de reanimação.

Tecnologia na prevenção do infarto

Aparelho feito no Brasil avisa quando paciente começa a ter infarto, o monitor fica ligado a eletrodos no peito e envia sinais para médicos.

Desenvolvimento foi uma parceria entre empresas nacionais.

Um grupo de especialistas brasileiros desenvolveu um monitor cardíaco portátil inteligente, que permite o envio à distância de eletrocardiogramas, a localização do paciente para seu socorro e a detecção adiantada de problemas do coração.

O aparelho diminui a preocupação permanente dos pacientes de sofrer uma crise longe de um médico. 

O aparelho, que deve chegar este ano ao mercado com o nome de Nexcor, vigia os problemas cardíacos à distância e em tempo real, através de eletrocardiogramas que envia a uma central de controle. Também conta com um comunicador que permite ao paciente falar com um especialista de forma imediata se se sente mal.

O aparelho automaticamente detecta as alterações mais precoces das doenças cardíacas, não só mede a frequência, mas ele consegue buscar e fazer a avaliação do ritmo e das alterações. O monitor é um aparelho um pouco maior do que um telefone celular que o paciente leva na cintura. ao qual vão conectados quatro eletrodos colocados em seu peito.

É o resultado de um trabalho conjunto durante cinco anos da Flextronics Instituto de Tecnologia (FIT), uma organização sem fins lucrativos, e a empresa Corcam, com participação do Hospital do Coração, de São Paulo, centro de referência cardiovascular do país.

No projeto trabalharam 40 profissionais, entre médicos, engenheiros, projetistas e pesquisadores. O monitor, que transmite as informações automaticamente através das redes de telefonia celular, foi testado com mais de 160 pacientes do Hospital do Coração.

O GPS integrado do aparelho pode, através de uma central, enviar a equipe de emergência mais próxima ou detectar inclusive uma queda do paciente.

Extraído do sítio A Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.